Esporte
"Momento Neymar": na ausência de Messi, brasileiro lidera o Barcelona
Jornais se empolgam com protagonismo dedicado ao craque neste sábado, contra o Granada, pelo Espanhol. Tata Martino alivia pressão: "Resposta sempre foi excelente"
Globo Esporte
23 de Novembro de 2013 - 09:51
Não será novidade para Neymar atuar sem Lionel Messi ao seu lado. Mas a partida contra o Granada, neste sábado, às 13h (de Brasília), no Camp Nou, pela 14ª rodada do Campeonato Espanhol, é uma espécie de pontapé inicial para o seu protagonismo dentro do Barcelona desabrochar. Com o craque argentino fora dos gramados até 2014, caberá ao brasileiro liderar o time na busca da manutenção da liderança. O GloboEsporte.com acompanhará o jogo em Tempo Real a partir das 12h30m.
O momento é de Neymar. Está explícito nos principais jornais esportivos da Catalunha deste sábado - tanto o Mundo Deportivo quanto o Sport têm o camisa 11 na capa. O primeiro fala da grande oportunidade que se tornou o confronto para o brasileiro, já que o Barcelona tem ainda outros importantes desfalques como Daniel Alves, Jordi Alba, Gerard Piqué, Xavi Hernández, Cesc Fábregas e Víctor Valdés. O segundo ressalta que Neymar jogará no centro do ataque, como uma espécie de falso 9.
Apesar de toda a comoção e expectativa, o técnico Tata Martino tratou logo de aliviar a pressão sobre os ombros de seu jovem atacante. Em entrevista coletiva na última sexta-feira, o argentino afirmou que Neymar sempre correspondeu quando foi acionado.
- Não acho que seja uma carga extra para Neymar. Ele assumiu a responsabilidade nas ausências anteriores de Messi contra o Atlético e o Almería. A resposta de Neymar sempre foi excelente desde a sua chegada. Também mostrou ter capacidade para suportar a pressão. Apesar da sua juventude, deu muitas mostras disso com o Brasil, Santos e conosco - disse.
O fato de sempre comparecer é um dos fatores que contam a favor de Neymar em comparação a outros craques. Desde sua estreia profissional, em 2009, ele nunca foi desfalque por conta de alguma lesão muscular. Foram 314 partidas, com 2011 sendo o ano com mais participações: 67. Em 2013, porém, ele já soma 64 jogos e deverá superar a marca em breve.
A partida tem o seu grau de importância, pois um tropeço praticamente significaria na aproximação do Atlético de Madrid. Os colchoneros, que enfrentarão o Getafe, às 19h (de Brasília), no Vicente Calderón, somam 34 pontos, contra 37 dos catalães.
Todos os jogos de times que representam a Espanha na Liga dos Campeões foram marcados para o sábado para dar mais descanso aos jogadores. O Real Madrid (3º, com 31), visita o Almería (17º) às 17h00, logo depois do duelo entre Real Sociedad (7º) e Celta Vigo (16º).
Na próxima terça-feira, Atlético e Barça entrarão em campo sem muita pressão na Champions diante de Zenit e Ajax, respectivamente, já que garantiram sua vaga nas oitavas de final na última rodada. Na quarta-feira, o Real Madrid precisará de um empate contra o Galatasaray, no Santiago Bernabéu. Já o Real Sociedad, que visita do Shakhtar Donetsk na Ucrânia, está numa posição muito mais inconfortável: é o lanterna do Grupo A com apenas um ponto somado em quatro partidas.