Esporte
Santos "ressurge" sem Neymar e supera campanhas em campo
Com a vitória sobre o Goiás por 3 a 0, a equipe da Vila Belmiro superou a melhor campanha da era Neymar
Uol
09 de Dezembro de 2013 - 09:20
Neymar não fez falta ao Santos neste Campeonato Brasileiro. Dificilmente, alguém pensaria desta maneira. Não conseguiu o título ou uma vaga na Copa Libertadores, mas alguns números mostram que o time santista soube até certo ponto se virar sem seu ex-atleta. Com a vitória sobre o Goiás por 3 a 0, a equipe da Vila Belmiro superou a melhor campanha da era Neymar e ainda conseguiu se tornar o melhor paulista da Série A após nove temporadas.
Ao final da Série A deste ano, o Santos terminou na sétima colocação, com 57 pontos. Com o astro em campo, o time santista teve seu melhor desempenho em 2010, quando encerrou em 8º, com 56 pontos. Em 2012, teve a mesma colocação, mas com pontuação inferior (53).
Em 2011, terminou na 10ª posição, também com 53 pontos. A pior, porém, ocorreu no ano de estreia de Neymar no Campeonato Brasileiro. Em 2009, o time santista somou apenas 49 pontos. Vale lembrar que Neymar esteve em campo na Série A de 2013.
O atual atacante do Barcelona atuou na estreia do Santos, no empate sem gols diante do Flamengo, em Brasília. De lá para cá, a equipe oscilou bastante e também não conseguiu uma vaga na Copa Libertadores. Mas, principalmente na reta final, mostrou ter superado a ausência do craque.
Outro número comprova essa realidade. Alcançou uma 'vitória' estadual. Tornou-se o melhor time paulista na classificação do Brasileiro após nove temporadas. A última vez que o Santos havia superado seus principais rivais do estado ocorreu em 2004, quando se sagrou campeão.