Esporte
Times brasileiros conhecem adversários na Libertadores nesta 5ª
A competição será disputada entre 29 de janeiro a 13 de agosto e será paralisada, em razão da Copa do Mundo, nos meses de junho e julho.
Terra
12 de Dezembro de 2013 - 15:29
O sorteio da fase de grupos da Libertadores acontece a partir das 22h desta quinta-feira, no Centro de Convenções da Conmebol, em Luque, no Paraguai. Atlético-MG e Cruzeiro devem ser os cabeças de chave brasileiros, mas Atlético-PR, Grêmio e Flamengo também estão garantidos na fase de grupos. O Botafogo, por sua vez, conhecerá o adversário da fase pré-grupos.
Jornais paraguaios e patrocinadores da competição continental dão como certa a escolha de Atlético-MG, Cruzeiro, Newells Old Boys, Vélez Sarsfield, Peñarol, Cerro Porteño, Bolívar e Unión Española como as principais equipes de cada grupo. A Conmebol, porém, não divulgou oficialmente os times que serão os cabeças de chave.
A mandatária do futebol sul-americano não chegou nem a esclarecer os critérios que serão usados para a distribuição dos times nos oito grupos. Tudo deve ser decidido apenas oito horas antes do sorteio, quando o Comitê Executivo da Conmebol se reúne para discutir desde o regulamento da competição até o prêmio do vencedor.
Apenas três vagas ainda não estão decididas. O campeão do Torneio Inicial da Argentina, que será conhecido neste domingo, será o próximo a garantir classificação. As outras duas vagas devem ser decididas apenas no dia 22 de dezembro.
A competição será disputada entre 29 de janeiro a 13 de agosto e será paralisada, em razão da Copa do Mundo, nos meses de junho e julho.
Confira os times já classificados para a Libertadores 2014:
Argentina: Arsenal de Sarandí, Lanús, Newells Old Boys, Vélez Sarsfield e o campeão do Torneio Inicial 2013
Brasil: Atlético-MG, Atlético-PR, Botafogo, Cruzeiro, Flamengo e Grêmio
Bolívia: Bolívar, Oriente Petrolero e o campeão do Torneio Apertura 2013
Chile: OHiggins, Unión Española e o campeão da Liguilla do Torneio Apertura 2013*
Colômbia: Atlético Nacional, Deportivo Cali e Independiente Santa Fé
Equador: Deportivo Quito, Emelec e José Terán
México: León, Monarcas Morelia e Santos Laguna
Paraguai: Cerro Porteño, Guarani e Nacional
Peru: Real Garcilaso, Sporting Cristal e Universitario
Uruguai: Defensor Sporting, Nacional e Peñarol
Venezuela: Caracas, Deportivo Anzoátegui e Zamora
* competição com objetivo exclusivo de premiar o vencedor com uma vaga na competição continental.