Esporte
Times já estão em pré-temporada para estadual de 2014
Um ano se passou, e novamente quando restam 30 dias para a abertura da edição 2014 do torneio, a situação é animadora.
Globo Esporte
18 de Dezembro de 2013 - 16:53
Ameaça de desistência de clubes, correria e atraso na montagem dos elencos. Notícias que, um ano atrás, ocupavam as manchetes da imprensa esportiva a um mês do início do Campeonato Sul-Mato-Grossense de 2013. Um ano se passou, e novamente quando restam 30 dias para a abertura da edição 2014 do torneio, a situação é animadora.
Nenhum clube sequer anunciou que abandonaria o campeonato, e todos sem exceção trabalham na pré-temporada, diferentemente do que ocorreu este ano, quando vários times optaram por se preparar apenas a partir de janeiro. Um dos casos emblemáticos dessa evolução é o Sete de Dourados.
Em novembro do ano passado, a equipe douradense ameaçava não entrar em campo devido à falta de apoio financeiro de entidades públicas e privadas. O impasse perdurou até o dia 22 de dezembro, quando a prefeitura de Dourados comprometeu-se com a diretoria em ajudar no custeio das despesas de transporte e treino dos atletas. Já este ano, o Sete foi uma das primeiras equipes a começar a pré-temporada, no início de novembro.
As apostas para fazer um bom estadual recaem sobre um elenco jovem e o treinador das categorias de base, Reinaldo Alexandre. Em situação semelhante esteve o Itaporã, candidato a desistente em 2013 e que este ano já trabalha na pré-temporada com o técnico Pedro Caçapa.
A diretoria chegou a negociar com o argentino Mario Gambini, vindo de um clube da segunda divisão do país vizinho. Mas, sem acordo comercial com o argentino, a opção do clube foi trazer de volta o técnico que levou a equipe este ano à semifinal do estadual.
A maioria dos clubes começou a pré-temporada em meados de novembro ou no início de dezembro, como Naviraiense, Novoperário, Aquidauanense, Águia Negra, Ubiratan, Comercial-MS, Cene e Maracaju.
Outros tiveram problemas específicos, mas que já foram contornados. É o caso do Urso, que precisou esperar o término da terceira divisão do campeonato paranaense para contar com o técnico Irani de Almeida e 15 jogadores que defenderam o Pato Branco-PR na competição.
Já Costa Rica-MS, Ivinhema e Misto foram os últimos a iniciar as atividades, no fim de semana passado. A rodada de abertura está marcada para o dia 18 de janeiro, sábado a partir das 16 horas (de MS), com duas partidas pelo Grupo A. O Comercial-MS recebe o Misto no Morenão, e o Costa Rica viaja a Aquidauana para enfrentar o time da casa no estádio Noroeste.
No domingo, quatro jogos completam a 1ª rodada: Urso e Águia Negra, Cene (atual campeão) e Novoperário, Ubiratan e Sete de Dourados, e Ivinhema e Naviraiense.