Geral
Mato-grossense que lutou na Segunda Guerra Mundial na Itália morre aos 101 anos
Ele foi enviado à Itália, onde permaneceu acampado com os demais soldados por nove meses antes de ser chamado para a linha de frente.
Primeira Página
01 de Dezembro de 2024 - 15:57
Foi sepultado neste domingo (1º), Davino Leopoldino de França, de 101 anos, mato-grossense que lutou na 2ª Guerra Mundial. Davino era natural de Nossa Senhora do Livramento, a 38 km de Cuiabá. Ele morreu nesse sábado (30).
No ano passado, em razão do aniversário de 100 anos de Davino, o Exército Brasileiro realizou uma solenidade especial na casa dele, no Jardim Glória 2, em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá. A celebração teve a presença do comandante e integrantes da banda do exército.
História
Davino se alistou aos 18 anos e foi convocado para a Segunda Guerra Mundial apenas seis meses após ingressar no serviço militar. Ele foi enviado à Itália, onde permaneceu acampado com os demais soldados por nove meses antes de ser chamado para a linha de frente.
Porém, por ter contraído sarampo, a convocação foi interrompida e ele não chegou a ir para a trincheira. Davino ficou internado por 20 dias e quando recebeu alta hospitalar, soube que a guerra havia terminado. Quando retornou a Mato Grosso, o ex militar retomou a vida no campo. Atualmente vivia sob os cuidados da filha e da neta.