Mato Grosso do Sul
Governo conta com força da estrutura politica para levar Riedel ao 2º turno
Embora ainda desconhecido por 70% do eleitorado, com 15,30% das intenções de voto, ele aparece empatado tecnicamente na terceira posição.
Redação/Região News
09 de Maio de 2022 - 09:56
O desempenho do ex-secretário Eduardo Riedel na pesquisa de intenção de voto para governador do Instituto Ranking foi considerado satisfatório pelos principais articuladores políticos do Governo.
Embora ainda desconhecido por 70% do eleitorado, com 15,30% das intenções de voto, ele aparece empatado tecnicamente na terceira posição com a deputada federal Rose Modesto, que tem 17,30%, diferença na margem de erro da pesquisa de 1,8 pontos percentuais para mais ou menos.
Outro trunfo de Riedel, para se tornar conhecido, é que terá o maior tempo entre os candidatos ao Governo no horário eleitoral. Com 3,20%, tem a menor taxa de rejeição. O ranking é liderado pelo pré-candidato do MDB, André Picinelli (22,50%), seguido por Marquinhos Trad (15%); Capitão Contar (5,50%), Gisele Marques (5,20%) e Rose Modesto (3,20%).
Com apoio de 71 prefeitos e 500 vereadores, a candidatura de Riedel além do PSDB, tem apoio do PP, PSB, Republicano e Partido Liberal. Na semana passada começou a estruturar a campanha nos bairros da Capital, que concentra 33% do eleitorado do Estado e onde o Marquinhos Trad tem seu melhor desempenho.
Na semana passada a cúpula tucana reuniu em Campo Grande 5 centenas de vereadores que terão o desafio de levar a campanha de Riedel a todos os municípios. Com a aval da deputada federal Teresa Cristina, candidata ao Senado, nos próximos dias deve ser confirmada a vinda ao Estado do presidente Jair Bolsonaro, que deve participar de motociatas em Campo Grande e Dourados. Riedel já declarou apoio á reeleição de Bolsonaro.
O ex-prefeito Marquinhos Trad (PSD), embora isolado politicamente, tem se mostrado competitivo com reais chances de chegar ao segundo turno. O crescimento de 4,70 pontos percentuais das intenções de voto num período de 30 dias é atribuído de alguns fatores combinados.
O ex-prefeito herdou a maior parte das intenções de voto do ex-governador Zeca do PT que saiu da disputa pelo Governo para concorrer a uma vaga na Assembleia. Nas últimas semanas antes de renunciar à Prefeitura em 31 de março, teve grande exposição na midia e mais recentemente tem aparecido em rede estadual em inserções na TV do seu partido, o PSD. que na pesquisa anterior apareceu com 7%)
De qualquer forma, a avaliação a 5 meses da eleição, o cenário é de absoluto equilíbrio com desfecho no 2º turno. Há 4 candidatos, André, Marquinhos, Rose e Riedel, com chances de chegar ao 2º turno.