Política
Com Gerson, base de Daltro já tem quatro pré-candidatos
A fila de pretendentes inclui o vice-prefeito Ilson Fernandes, Jean Nazareth e o ex-secretário de Assistência Social, Marcio Marqueti, além dos pemedebistas.
Flávio Paes/Região News
18 de Abril de 2012 - 01:12
Agora, com o ressurgimento da pré-candidatura do advogado Gerson Claro Dino pelo PDT, a base partidária do prefeito Daltro Fiúza passa a contar com quatro pré-candidatos, sem considerar o virtual pré-candidato do PMDB, o empresário Acelino Cristaldo. A fila de pretendentes inclui o vice-prefeito Ilson Fernandes, do PSB e dois petistas, o vereador Jean Nazareth e o ex-secretário de Assistência Social, Marcio Marqueti.
No partido do prefeito, caso o nome de Acelino não se consolide, o empresário Moacyr Almeida surge como opção, além de ainda acalentar esperanças da indicação (pelo menos publicamente) a vereadora licenciada Roberta Stefanello, o vereador Professor Tadeu e até o secretário Nilo Cervo.
Não se pode esquecer que neste período de articulações é uma prática normal o lançamento de pré-candidaturas. São balões de ensaio colocados em órbita em que s atores do processo tentam delimitar território para se valorizar antes de sentar-se à mesa de negociação. O cenário político, pelo menos da parte do grupo antagônico ao do ex-prefeito Enelvo Felini, é de absoluta indefinição. Muita hoje, dependendo da conveniência, pode trocar de barco,na expecativa de escolher aquele que vai ancorar no porto da vitória.
Até onde são irreversíveis estas fraturas expostas no campo político do prefeito, só o tempo vai mostrar. O prefeito terá até 30 de junho (prazo fatal para as convenções que vão homologar candidaturas e coligações) uma árdua missão: a tarefa de construir um palanque com estrutura suficiente para receber uma chapa majoritária competitiva.
O jogo sucessório só agora começou . Querer antecipar o resultado,é um exercício de futurologia arriscado. Para quem não é vidente, só resta sentar na arquibancada e assistir com paciência o desenrolar e o desfecho dos acontecimentos.