Política
Cúpula regional ameaça intervir em decisão do PT de Sidrolândia
O presidente do diretório municipal, Gilmar Antunes, garante que a Executiva Regional vai respeitar a autonomia da direção local
Flávio Paes/Região News
11 de Maio de 2012 - 10:26
Depois que a direção regional do PT, por influência do senador Delcidio do Amaral, anulou deliberações sobre a sucessão municipal dos diretórios municipais de quatro cidades, incluindo Maracaju e Paranhos, esta modalidade de intervenção também ameaça os petistas sidrolandenses.
O grupo que tem 16 dos 23 votos do diretório, já deixou claro (inclusive em nota oficial) que não aceita a realização de prévias (defendidas pelo vereador Jean Nazareth) e não se impressionou com as manifestações do ex-governador Zeca do PT, que defende a candidatura de Jean ou na pior das hipóteses, a aliança com o PMDB.
O presidente do diretório municipal, Gilmar Antunes, garante que a Executiva Regional vai respeitar a autonomia da direção local. Ele não reconhece as pré-candidaturas de Jean Nazareth e de Paulo Atílio. O diretório já deliberou em favor da pré-candidatura do ex-secretário Marcio Marqueti. Embora com menor potencial eleitoral, o ex-secretário teria o melhor perfil para compor uma chapa majoritária como vice.
O dirigente petista garante legenda ao presidente da Câmara Municipal terá legenda para disputar a reeleição, mesmo porque, se Jean obtiver uma votação expressiva , pode ajudar a eleição de pelo menos mais um vereador petista.
O senador tem intervindo nas deliberações dos diretórios municipais sempre confrontando as posições dos grupos alinhados com o ex-governador Zeca do PT. Isso está acontecendo em Maracaju, Itaporã e Sidrolândia. Há pelo menos duas explicações contraditórias para este comportamento de Delcidio.
Uma corrente interpreta esta postura como forma de fortalecer o partido, eleger prefeitos ou quando isto não for possível, lançar candidaturas próprias ainda que seja para marcar posição.