Política
PT nacional adia para terça-feira decisão sobre prévias em Maracaju
Em Maracaju, Novo Horizonte do Sul e Paranhos, o PT decidiu abrir mão de candidatura própria para se aliar a outros partidos.
Flávio Paes/Região News
31 de Maio de 2012 - 08:45
A Executiva Nacional do PT adiou para a próxima terça-feira, dia 05, a decisão que vai definir os rumos do partido em Maracaju e outros três municípios, onde as decisões dos diretórios municipais foram canceladas por imposição do senador Delcidio do Amaral que trava uma guerra interna com os grupos alinhados com o ex-governador Zeca do PT.
A medida alcançou ainda os diretórios de Novo Horizonte do Sul, Paranhos e Coronel Sapucaia. Em Iguatemi, onde petistas decidiram apoiar a candidatura do ex-prefeito Lídio Ledesma, do PDT, a Executiva Estadual ainda não deliberou. Em Maracaju, os filiados do PT decidiram em prévias realizadas durante encontro, aprovaram por uma diferença de 14 votos (142 a 128) a proposta de aliança com o PDT que lançará o prefeito Celso Vargas para disputar a reeleição.
Inconformado, o presidente do diretório municipal, Eugênio Pieczur, recorreu à Executiva Estadual que por influência do senador Delcidio, anulou as prévias, avocando a prerrogativa de decidir os rumos do partido na cidade. Haveria uma tendência de aliança com o PMDB do ex-prefeito Maurilio Azambuja.
Em Maracaju, Novo Horizonte do Sul e Paranhos, o PT decidiu abrir mão de candidatura própria para se aliar a outros partidos. Em Coronel Sapucaia, a legenda não apresentou candidato próprio e fechou coligação com o DEM - única proposta apresentada, mas vedada pelo estatuto do partido.
Nos quatro casos, o diretório regional vetou a decisão do PT nos municípios. O que o PT nessas cidades quer, e aguarda da nacional, é a manutenção daquilo que eles decidiram nos diretórios municipais, querem legitimidade, disse o ex-governador Zeca do PT. "De nada adianta ter candidatura própria se ela não é competitiva", emendou.
Em Novo Horizonte do Sul, o diretório municipal votou pela manutenção da aliança com o PMDB. Na cidade, o pré-candidato da sigla era o ex-vereador Daniel Alves. Em Paranhos, metade dos filiados decidiu apoiar a pré-candidatura a prefeito do vereador Júlio César (PDT), enquanto a outra parte é a favor do nome do petista José Fernandes na disputa pelo comando da administração local.
Iguatemi
Ainda sob análise dos membros da executiva estadual, a deliberação do PT em Iguatemi, favorável a uma aliança com o PDT, poderá somar-se aos outros quatro recursos encaminhados à direção nacional. O PT estadual analisa o pedido de cancelamento do encontro que foi encaminhado por um filiado que alega não ter sido informado sobre o ato político que definiu o apoio ao pré-candidato Lídio Ledesma (PDT), ex-prefeito de Iguatemi.