Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Domingo, 24 de Novembro de 2024

Saúde

Idosa de Corumbá é 2ª morte pela cepa H3N2 da gripe

Primeiro óbito ocorreu no dia 21 de dezembro, mas foi confirmado apenas hoje pelas autoridades em saúde.

Campo Grande News

28 de Dezembro de 2021 - 16:30

Idosa de Corumbá é 2ª morte pela cepa H3N2 da gripe
Fila para recebimento da vacina contra a gripe em posto de saúde de Campo Grande. (Foto: Marcos Maluf)

Morreu hoje a segunda vítima da cepa H3N2 da Influenza A em Mato Grosso do Sul. Trata-se de uma idosa de 76 anos de Corumbá. A primeira é de Campo Grande e foi um rapaz de 21 anos de idade que o falecimento ocorreu no dia 21 de dezembro.

Comunicado geral da SES (Secretaria de Estado de Saúde), através do coronel bombeiro, Marcello Fraiha, assessor militar da secretaria, é de que a senhora deu entrada na Santa Casa de Corumbá no dia 20 de dezembro e acabou falecendo esta tarde.

O coronel reforça a necessidade de adoção das mesmas medidas tomadas contra covid-19 para a prevenção da gripe e outros vírus respiratórios. Até o último dia 20 de dezembro, Mato Grosso do Sul não havia registrado nenhuma morte por gripe. Já há 44 casos de gripe H3N2 identificados no Estado.

A vacina contra gripe aplicada este ano em grupos específicos no Brasil não protege contra a variante Darwin da cepa H3N2 da Influenza A, mas já reduz o risco. Doses do imunizante capaz de conter a nova variante chegam em março, conforme calendário do Ministério da Saúde.

Nenhum sequenciamento genético foi feito até agora em amostras de H3N2 de Mato Grosso do Sul para identificar se as mortes e casos - 44 até agora - foram causados pela variante Darwin.