Sidrolândia
Começa funcionar tomógrafo no Hospital Elmíria Silvério Barbosa
Os laudos serão emitidos em poucos minutos por médicos radiologistas que se utilizam do mesmo sistema em funcionamento no Albert Einstein Diagnóstico
Redação/Região News
01 de Fevereiro de 2022 - 08:57
O corpo clínico do Hospital Elmiria Silvério Barbosa e os médicos de Sidrolândia passam a contar com uma ferramenta moderna em termos de diagnóstico por imagem. Já foi instalado e está em funcionamento um equipamento de tomografia computadorizada que suprirá uma demanda mensal gerada na cidade de 450 radiografias. Muitas delas são feitas em Campo Grande, casos em que a resolução dos laudos dos raio-x disponíveis não é adequada para garantir diagnósticos mais precisos.
Os laudos serão emitidos em poucos minutos por médicos radiologistas que se utilizam do mesmo sistema em funcionamento no Albert Einstein Diagnóstico, braço do Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo, um dos hospitais considerados de ponta do País.
A aquisição do tomógrafo, um investimento de R$ 2 milhões, só se tornou viável porque um grupo de 15 investidores da cidade, entre médicos e empresários, se cotizaram para aportar os recursos. Segundo Jorge Ayache, representante da empresa fornecedora, uma pesquisa de mercado identificou seis cidades, incluindo Sidrolândia, com demanda potencial para receber o equipamento.
O daqui, provavelmente será o único instalado num hospital filantrópico. O de Maracaju funciona numa clínica particular. Nesta segunda-feira (31) foi feito o primeiro exame no equipamento instalado no Hospital Elmíria Silvério Barbosa. Passou pela tomografia uma paciente que está internada no hospital com diagnóstico de H3N2, a gripe influenza.
Dona Jhony Cléia está com o pulmão bastante comprometido e o exame foi necessário para avaliar a evolução do tratamento. Segundo o presidente do hospital, Jacob Breure, inicialmente serão atendidos pacientes particulares, “está sendo negociada parceria com os planos de saúde (Cassems, Unimed) e a habilitação junto ao SUS (Sistema Único de Saúde) que deve representar 60% dos atendimentos”, avalia.
O equipamento de Sidrolândia deve atender a demanda de alguns municípios vizinhos como Dois Irmãos do Buriti, Nioaque, Guia Lopes da Laguna e Jardim, que será resolvida com o Examina MS, programa da Secretaria Estadual de Saúde.
"Acredito que com a instalação destes equipamentos e de outros que ainda estamos negociando também em formato de parcerias para viabilizar, vamos aumentar a resolutividade do hospital, reduzir o número de pacientes encaminhados para Campo Grande", destaca Jacob.
Para os médicos José Stefanello e José Valério, participantes da parceria que viabilizou a compra do equipamento, a tomografia representa um salto de qualidade na estrutura da cidade. "Estamos realizando um sonho dos colegas médicos estabelecidos na cidade há 40 anos, quando comecei a trabalhar na cidade, neste hospital, nem em melhores sonhos achei que este dia chegaria", comenta o médico José Stefanello. Seu entusiasmo é compartilhado pelo filho, José Valério, que seguiu os passos profissionais do pai.
*Matéria atualizada às 10h22 para correção das informações.