Sidrolândia
Prefeita confirma Waldemar na chefia de gabinete para fazer articulação política
Waldemar já está respondendo desde ontem (2ª-feira) pela Chefia de Gabinete, função que antes era conduzida pelo professor Carlos Tadeu (MDB).
Flávio Paes/Região News
06 de Julho de 2021 - 09:53
Com histórico de ter exercido três mandatos consecutivos no Poder Legislativo, o ex-vereador Waldemar Acosta, presidente do Diretório Municipal do PDT, é o primeiro nome confirmado na formação da nova equipe de governo da gestão de Vanda Camilo (PP), que foi empossada na última sexta-feira (2) para exercer o mandato de prefeita até 31 de dezembro de 2024.
As especulações sobre quem fica no 1º escalão do Governo são das mais diversas nos corredores políticos, mas a prefeita Vanda prefere manter uma posição de cautela. Tem mantido extensas discursões com sua base de apoio na Câmara, partidos aliados e consultado correligionários políticos sobre a manutenção de alguns nomes nesta nova fase de sua gestão.
Em entrevista rápida na manhã de hoje ao Região News, enquanto acompanhava a equipe da Secretaria de Saúde na imunização dos moradores de rua, “Vandinha”, como é conhecida, informou que não fará mudanças abruptas no quadro existente. “Estamos dialogando com nossa ampla base de apoio na formação do melhor quadro técnico para nos ajudar a administrar Sidrolândia”, argumentou a prefeita.
Waldemar já está respondendo desde ontem (2ª-feira) pela Chefia de Gabinete, função que antes era conduzida pelo professor Carlos Tadeu (MDB). O também ex-vereador estava no cargo desde o dia 1º de janeiro, quando Vanda Camilo assumiu interinamente a Prefeitura.
Câmara
Waldemar Acosta tem 42 anos, é formado em direito e tem como principal atributo político o fato de ter sido vereador por 12 anos. Foi eleito pela 1ª vez em 2008 com 836 votos (2º mais votado) e exerceu mandato de 2009 até 2020, quando decidiu não disputar o 4ª mandato. Seu histórico no parlamento passa pela 1ª Secretaria do Legislativo, função para qual foi eleito no biênio de 2011/12.
Em outubro do ano passado, Waldemar coordenou a campanha eleitoral de Enelvo Felini (PSDB). Deixou o palanque tucano para coordenar a campanha de Vanda Camilo em março deste ano no processo eleitoral suplementar depois que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou o registro de candidatura do candidato mais votado na eleição de novembro do ano passado.
“Além do respeito, Vanda é uma pessoa que tem muita participação em minha vida pública. Foi ela quem coordenou minha 1ª campanha de vereador em 2008. Deus quis que fosse ela a candidata a prefeita, razão pela qual, tive a oportunidade de retribuir com trabalho aquilo que já havia feito por mim no passado”, lembra o ex-vereador.
Além das relações institucionais inerentes as funções da Chefia de Gabinete, o ex-vereador deve assumir papel estratégico nas articulações com a Câmara Municipal. Um dos primeiros desafios será de construir ampla maioria na base de apoio ao Governo para aprovar projetos que exigem Quórum qualificado de 2/3. Ou seja; 10 votos.
“Tenho a consciência do trabalho que será desenvolvido, mas a prefeita tem grande habilidade de construir um entendimento político com a Câmara de Vereadores para que projetos de interesse da sociedade sejam aprovados sem nenhum entrave”, argumenta Acosta.
*Matéria atualizada às 10h59 para acréscimo de informações.
Relacionadas
-
AJUSTES NA ADMINISTRAÇÃO
Primeiro escalão coloca cargos à disposição e nem todos secretários voltarão