Sidrolândia
‘Solução para geração de emprego e renda’, diz deputado sobre fim do impasse para pavimentar acesso ao frigorífico
Será asfaltada um trecho da Rua Dr. Costa Marques que dá acesso a portaria da empresa, que se estende por mais 300 metros.
Marcos Tomé/Região News
22 de Dezembro de 2021 - 14:10
Foi aberto nesta quarta-feira (22), o edital para contratação da empresa que vai pavimentar o acesso ao Frigorífico Balbinos. O deputado estadual Gerson Claro (PP), comemorou na manhã de hoje o importante passo na realização desta obra que vai gerar 350 empregos diretos em Sidrolândia. As propostas das empresas participantes do certame serão abertas dia 18 de janeiro.
Será asfaltada um trecho da Rua Dr. Costa Marques que dá acesso a portaria da empresa, que se estende por mais 300 metros até o desembarque de animais, seguindo pelo corredor público, onde futuramente será o trajeto dos caminhões boiadeiros que passarão a trafegar pela vicinal até a rodovia MS-162.
A estrada é outro entrave que se arrasta desde 2014, quando a família de produtores rurais, Straliotto, doou para a Prefeitura, parte de uma propriedade que fica as margens da MS-162 por onde passa o traçado da vicinal que liga a rodovia ao já citado corredor público, próximo à Associação dos Servidores Públicos Municipais, somando ao todo cerca de 10 km de extensão.
Investimentos
Mês passado foi formalizado o convênio da Prefeitura com a Agesul que vai repassar R$ 1.795.813,24 para o município executar 1.300 metros de drenagem e 700 metros de asfalto. A prefeita Vanda Camilo se empenhou pessoalmente para destravar a obra que parou no início do ano por falta de licença ambiental.
A pavimentação, reivindicada há 6 anos, chegou a ser iniciada ano passado. A obra é estratégica e necessária para viabilizar o funcionamento da sala de desossa da indústria pronta há dois anos que vai gerar 350 empregos. Em 24 de julho de 2019, Gerson Claro in loco, visitou as instalações do frigorífico e se reuniu com o empresário Márcio Fedes.
Na ocasião se comprometeu em fazer gestão junto ao Governo do Estado para liberar os recursos necessários para viabilizar as obras. “O sentimento é de missão cumprida até aqui. Esta obra já era para estar pronta, não fosse o fator pandemia que forçou a empresa vencedora do certame em 2020, desistir de executar o projeto em decorrência da alta nos preços dos insumos”, explica o deputado.
A prefeita Vanda Camilo (PP) obteve anuência do proprietário do pesqueiro, Silvio Martins, que autorizou a passagem de um trecho da drenagem em seu imóvel. No dia 13 de março, o proprietário assinou a anuência e terá como compensação o reforço da drenagem; serão construídas duas bocas de dragão na confluência das ruas João Márcio Ferreira Terra, Nilo Peçanha, Antônio Alves Nantes e Tiradentes.
Este sistema de captação adicional vai desviar a enxurrada que desce do Bairro São Bento que hoje alaga parte de sua propriedade, uma chácara vizinha ao frigorifico. “Se tudo ocorrer dentro do esperado, até meados de 2022 iremos inaugurar esta obra que vai garantir novos empregos para Sidrolândia”, concluiu.