Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 21 de Setembro de 2024

SIDROLÂNDIA- MS

Com 41% da produção, Sidrolândia lidera abastecimento da Capital de verduras e legumes

Neste ano a meta é vender na Ceasa da Capital 500 toneladas.

Redação

08 de Janeiro de 2023 - 21:24

Com 41% da produção, Sidrolândia lidera abastecimento da Capital de verduras e legumes

Pelo segundo ano consecutivo, 45 agricultores familiares sidrolandenses que se dedicam à horticultura, lideram a produção regional de verduras e legumes levada para o Centro de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf), da Ceasa em Campo Grande.

Ano passado os pequenos produtores venderam 2.400 toneladas, deste total 41% foram plantadas em Sidrolândia. Mesmo com o avanço da soja e do milho nos lotes no formato de arrendamento, na comparação com a 2021, a produção aumentou 33%, passou de 750 para 1.000 toneladas.

O grupo de 5 produtores do Eldorado e Alambari liderados por José Sidmar Pereira, tem 7 hectares de hortas, sendo 4 hectares só no lote dele. Ano passado entregaram para venda no Ceasa 300 mil quilos de folhagens (alface, cebolinha, salsinha, coentro), além 100 mil quilos de legumes, incluindo abóbora, maxixe e quiabo.

Em média são levadas 250 caixas para abastecer o mercado consumidor da Capital. O restante da produção é vendido para a merenda escolar e a Conab. Neste ano a meta é vender na Ceasa da Capital 500 toneladas. Outro grupo forte tem 10 produtores associados à Cooperativa Agrícola Mista de Pecuária Leiteira e de Corte e da Agricultura Familiar (Cooplaf).

Com 41% da produção, Sidrolândia lidera abastecimento da Capital de verduras e legumes
Prefeita Vanda Camilo (PP). Foto: Assessoria

Juntos vendem por semana 220 caixas de produtos colhidos nas hortas. Adelson Francisco Julião, tem 2,5 hectares de horta irrigados. Se dedica ao plantio de abobrinha verde (produz 25 caixas por semana) e abobrinha colhe 30 caixas semanais). O apoio da Prefeitura do volume comercializado, 800 toneladas, 80 % da produção, teve o escoamento até a Capital custeado pela Prefeitura, economia de R$ 700,00 por meses referentes a quatro fretes mensais.

José Sigmar, calcula que se os produtores tivessem que pagar pelo frete perderiam 30% da margem de lucro.  Sivaldo Azevedo Sales, do Capão Bonito 2 , reconhece que sem o apoio da Prefeitura seria inviável escoar até Campo Grande  sua produção semanal de 700  caixas que  cultiva em 4 hectares. A Prefeitura mantém duas linhas de transporte, compreendendo as regiões do assentamento Eldorado e Capão Bonito II até o Barra Nova.

As coletas são realizadas aos domingos e quartas na região do Eldorado e as segundas e quintas na região do Capão Bonito II e Barra Nova. O espaço tem sido mais utilizado por produtores próximos da capital, Nova Alvorada do Sul, além dos assentados de Sidrolândia, levam produção para Capital, agricultores familiares de Jaraguari, Terenos, Campo Grande, Rochedo, Ribas do Rio Pardo e Dois Irmãos do Buriti.