Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 20 de Setembro de 2024

SIDROLÂNDIA- MS

Fechamento de vagas no agronegócio e na construção civil, reduz em 67% abertura de empregos em Sidrolândia

Dos 46 novos empregos, mais de 86% foram ocupados por trabalhadores com ensino médio de escolaridade.

Redação/Região News

01 de Setembro de 2024 - 19:03

Fechamento de vagas no agronegócio e na construção civil, reduz em 67% abertura de empregos em Sidrolândia
 Os dados do CAGED mostram queda de 67% na geração de novas oportunidades de trabalho. Foto: Divulgação

O período de entressafra e a desaceleração das contratações na construção civil se refletiram no comportamento do mercado de trabalho em Sidrolândia. Os dados do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) mostram queda de 67% na geração de novas oportunidades de trabalho com carteira assinada. Em junho, houve abertura de 143 vagas; no mês seguinte, 46. Dos 46 novos empregos, mais de 86% foram ocupados por trabalhadores com ensino médio de escolaridade. Dos 578 demitidos, 311 têm a mesma formação.

Este resultado não capta a geração de oportunidades decorrentes da implantação do complexo industrial da Inpasa que emprega mais de 2.500 operários no canteiro de obras, muitos deles vieram de outros estados, recrutados por  prestadoras de serviço que não tem o CNPJ em Sidrolândia ,,daí estas contratações não serem computados no balanço de empregos gerados na cidade

.Mesmo com esta desaceleração sazonal de um mês para outro , em termos de abertura de empregos, este foi o melhor julho desde 2020, em plena pandemia, quando foram abertas 136 vagas, decorrência da reposição dos funcionários do grupo de risco da COVID, que ganharam licença remunerada.

No acumulado do ano, de janeiro a julho, a economia sidrolandense gerou 647 empregos, crescimento de 21% sobre as 511 vagas do mesmo período de 2023. Este incremento foi puxado pelo setor industrial (284 vagas) e de serviços (240), impactado pela implantação do complexo industrial da Inpasa.