SIDROLÂNDIA- MS
MDB reúne pré-candidatos dia 19 e convenção deve ser dia 2 de agosto
O Diretório Municipal do MDB marcou para o próximo dia 19 uma reunião com os 14 pré-candidatos a vereador do partido.
Redação/Região News
14 de Julho de 2024 - 18:55
O Diretório Municipal do MDB marcou para o próximo dia 19 uma reunião com os 14 pré-candidatos a vereador do partido para discutir estratégias e receber orientações sobre as regras do processo eleitoral. A convenção para homologar as coligações e candidaturas deve ser realizada no dia 2 de agosto, três dias antes do fim do prazo definido no calendário estabelecido pela Justiça Eleitoral.
Se o ex-prefeito Daltro Fiúza decidir não ser candidato, caberá ao diretório, do qual Fiúza é presidente, decidir os rumos do partido no processo sucessório. Como até a data da convenção dificilmente haverá uma decisão judicial de mérito assegurando a Daltro o direito de concorrer (por enquanto, uma liminar do Tribunal de Justiça lhe devolveu a elegibilidade), o ex-prefeito não se motiva a entrar numa disputa sob risco de ter o registro da candidatura impugnado pela Justiça Eleitoral.
O vereador Adavilton Brandão admite que, sem Daltro na corrida eleitoral, o MDB terá de se empenhar para repetir o desempenho da eleição de 2020, quando elegeu dois vereadores. Adavilton não gosta da ideia do partido indicar o candidato a vice, como fez em 2016, quando o médico Marcelo Ascoli se elegeu prefeito, e na eleição suplementar de 2020, quando elegeu o vice na chapa da prefeita Vanda Camilo. "Essas duas experiências mostram que o vice não é garantia de que o partido vai conseguir espaço e influência na gestão em caso de vitória da chapa", afirma. O vice-presidente da Executiva Municipal, Wellison Muchiutti, que mostra confiança na candidatura de Daltro ("não há razões jurídicas que o impeçam de disputar"), prevê, na hipótese de o ex-prefeito preferir não ser candidato, o alinhamento do MDB numa frente de oposição à prefeita Vanda Camilo.
Por enquanto, se apresentam como pré-candidatos para barrar o projeto de reeleição da prefeita o produtor rural Rodrigo Basso, do Partido Liberal, e o vereador Enelvo Júnior, do PRD, com apoio do PDT e do Avante.