Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 21 de Setembro de 2024

SIDROLÂNDIA- MS

Partidos tem semana decisiva para definir alianças e candidaturas para prefeito

Esta semana, que marca o início do prazo para a realização de convenções (a partir do dia 20, sábado que vem), será decisiva para os partidos definirem alianças e coligações.

Redação/Região News

14 de Julho de 2024 - 22:16

Partidos tem semana decisiva para definir alianças e candidaturas para prefeito
Rodrigo Basso, Enelvo Júnior, Vanda Camilo e Daltro Fiúza. Foto: Lucas Martins/ Região News

Esta semana, que marca o início do prazo para a realização de convenções (a partir do dia 20, sábado que vem), será decisiva para os partidos definirem alianças e coligações na disputa pela Prefeitura. O desafio maior é o da oposição, que precisa buscar um candidato de consenso. Com a elegibilidade do ex-prefeito Daltro Fiúza sustentada apenas numa liminar, as opções de pré-candidaturas estão praticamente restritas às do produtor rural Rodrigo Basso e do vereador Enelvo Felini Júnior.

Os partidos que estarão no palanque de reeleição da prefeita Vanda Camilo devem realizar suas convenções na Câmara Municipal no dia 31, com a presença confirmada da senadora Tereza Cristina, do presidente da Assembleia Legislativa, Gerson Claro, e lideranças regionais do PP. Na , terça-feira está previsto o lançamento da chapa de candidatos a vereador do PSD, ato que será prestigiado pelo vice-governador José Carlos Barbosa e pelo senador Nelson Trad. Na quarta-feira, acontece o lançamento da chapa do PT/PV e PC do B, e na quinta-feira, será a vez do PSDB fazer seu ato.

No campo da oposição, o único entendimento consolidado é que só há chances de vitória num eventual quadro de polarização com a prefeita. O vereador Enelvo Júnior reconhece que, se ele e o produtor Rodrigo Basso se mantiverem na disputa, só a prefeita teria vantagens num cenário com três candidatos ao Executivo. Enelvo Júnior acredita que os próximos dias serão decisivos para a consolidação do quadro de candidaturas. Este quadro descrito pelo vereador tem se refletido nas pesquisas de intenção de voto, onde os dois pré-candidatos aparecem com números parecidos.