Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 23 de Novembro de 2024

SIDROLÂNDIA- MS

Prefeitura garante que remoção do asfalto antigo é necessária para garantir recapeamento duradouro

A expectativa é que em 15 dias seja iniciada a reconstrução do asfalto na parte alta da cidade onde está sendo removido o pavimento existente.

Redação/Região News

19 de Julho de 2024 - 07:15

Prefeitura garante que remoção do asfalto antigo é necessária para garantir recapeamento duradouro
Recapeamento. Foto: Divulgação.

A remoção da base e do pavimento antigo em trechos de ruas que serão recapeados em Sidrolândia, que tem gerado críticas por provocar transtornos temporários ao interferir no ir e vir da população, foi a solução técnica respaldada pela Agência Estadual de Empreendimentos (Agesul) para garantir a durabilidade do novo pavimento.

"Boa parte do asfalto antigo de Sidrolândia foi feito há décadas. Jogar lama asfáltica em cima seria uma mera maquiagem, que em pouco tempo precisaria ser refeita, um desperdício do dinheiro público", explica o secretário de Infraestrutura, Ademir Osiro.

O reaproveitamento como base do material que está sendo retirado vai baratear em R$ 187 mil o projeto que prevê a execução de 13,3 km de recapeamento, ao custo de R$ 17,1 milhões, recursos do Governo do Estado.

A reciclagem é uma alternativa mais barata e sustentável.” Jonatas Kachorroski

Em 10 km dos 13,3 km do perímetro abrangido pela revitalização, as sondagens preliminares revelaram que a base e o pavimento estão comprometidos, sendo necessário refazer tudo. Na Rua Nélio Paim, no Bairro Cascatinha, por exemplo, praticamente não há vestígio do que foi um dia uma capa asfáltica.

A expectativa é que em 15 dias seja iniciada a reconstrução do asfalto na parte alta da cidade onde está sendo removido o pavimento existente. Concluída esta etapa, a frente de serviço será deslocada para o Bairro São Bento.

A equipe de engenharia da Prefeitura reconhece que houve um erro no projeto executivo contratado, só constatado quando a empreiteira iniciou a intervenção nos trechos onde só a aplicação da capa asfáltica não era suficiente para garantir durabilidade ao novo pavimento.

O projeto previa a reconstrução da base, com o uso de 400 metros cúbicos de arenito. O problema, segundo o engenheiro Jonatas Kachorroski, do Departamento de Planejamento da Prefeitura, é que a jazida sugerida para extração do arenito não tem mais o material, e a alternativa seria buscar em Campo Grande, a 70 km de distância, o que exigiria pelo menos 400 viagens, encarecendo o custo final da obra.

Prefeitura garante que remoção do asfalto antigo é necessária para garantir recapeamento duradouro
Foto: Divulgação.

Diante do impasse, a Agência Estadual de Empreendimentos (Agesul) determinou que a obra fosse paralisada, situação que se estendeu por dois meses para readequar a planilha com a opção de reaproveitamento do material retirado.

Nessa técnica, o asfalto é retirado da pista e quebrado em pedaços menores, em um processo comumente chamado de fresagem. Em seguida, é misturado com um agente ligante, como emulsão asfáltica ou cimento, para formar uma mistura que será usada como material de base ou sub-base para a nova pista.

"A reciclagem é uma alternativa mais barata e sustentável", explica um engenheiro ouvido pela reportagem. O profissional tem uma longa experiência na supervisão de obras de recapeamento, tendo atuado recentemente na Secretaria Municipal de Infraestrutura de Campo Grande.

"Nos locais em que apenas pequenos trechos da base estão comprometidos, faz-se um remendo que é exatamente a reconstrução da base com reaproveitamento do material. Onde o problema se estende por trechos mais longos, o melhor mesmo é refazer tudo. Se aplicar o asfalto sobre uma base comprometida, vai durar pouco tempo, porque não resistirá ao peso da passagem dos veículos e a enxurrada vai infiltrar, abrindo buracos", explica a mesma fonte. As duas soluções (o remendo profundo e a reciclagem da base com o asfalto) serão empregadas, por exemplo, na Rua Alagoas.

Balanço

Até agora, só foram recapeados 3,7 km, abrangendo trechos de ruas onde não houve necessidade de refazer a base do pavimento. Será preciso refazer tudo em trechos das ruas Alagoas, Prefeito Jaime Ferreira, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Vicente de Brito, Lúcia de Souza Mello, Presidente Vargas, Antônio Donato, Isaura Ferreira, Diogo Falkemberg Stefanello, Nélio Saraiva, Lauro Muller, Napoleão Ferreira, Dr. Antônio Correia da Costa, Generoso Ponce, Afonso Pena, Schoychi Arakaki e Marechal.