SIDROLÂNDIA- MS
Secretário promete criar protocolo de segurança e atualizar regimento para prevenir violência nas escolas
O secretário esteve na Câmara à convite do presidente da Comissão de Educação, Cledinaldo Cotócio, que cobrou providências do secretário.
Redação/ Região News
02 de Abril de 2025 - 13:00

O secretário Municipal de Educação, Villi Marcos Tognon, em depoimento na Comissão de Educação da Câmara de Vereadores, prometeu criar um protocolo de segurança nos casos de incidentes de violência no ambiente escolar, além de atualizar o Regimento Interno dos estabelecimentos de ensino. O regimento elenca as regras de comportamento, as punições para os alunos que incorrerem em atos de indisciplina contra professores e funcionários, se envolverem em brigas, além de cobrar maior presença dos pais no acompanhamento da rotina dos filhos no ambiente escolar.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do RN
O secretário esteve na Câmara à convite do presidente da Comissão de Educação, Cledinaldo Cotócio, que cobrou providências do secretário para evitar a repetição de situações como a ocorrida na última quinta-feira à noite na Escola Olinda Brito de Souza. O aluno Luiz Eduardo Lugo foi agredido por um colega na sala de aula, recebeu suspensão e pela direção da escola que não avisou os pais. O adolescente de 16 anos não voltou pra casa e ficou desaparecido até segunda-feira à tarde, quando apareceu em Campo Grande na casa de uma ex-vizinha da mãe dele. O sumiço do garoto gerou grande comoção na cidade, mobilizando grupos de elite da Polícia para atuarem nas buscas.
"Neste caso do Luiz Eduardo a direção da escola foi negligente. Se tivesse avisado os pais dos garotos envolvidos na briga toda a confusão teria sido evitada, além de ter poupado os pais que enfrentaram dias de angústia e sofrimento", comenta Cledinaldo.
✅ Clique aqui para seguir o RN no Instagram
Para o presidente da Comissão de Educação, o interesse da Câmara ao sabatinar o secretário não foi execrá- lo diante da opinião pública, mas cobrar dele e da direção uma atitude cuidadosa para que a questão nas escolas não descambe.
O secretário assumiu e se comprometeu com a Câmara trazer para os vereadores tomarem conhecimento da minuta da revisão do regimento interno e do protocolo de segurança, com possibilidade deles contribuírem com aperfeiçoamentos da proposta.