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Sidrolandia

ALL registra volume 6% maior no primeiro trimestre de 2010

No Consolidado, a companhia registrou crescimento de 19% na Geração de Caixa, chegando a R$ 296,5 milhões

Conjuntura On-line

12 de Maio de 2010 - 15:19

A ALL  (América Latina Logística) (Bovespa: ALLL11), maior operadora logística com base ferroviária da América Latina, anuncia os resultados do primeiro trimestre de 2010, com aumento de 6,3% em volume no Brasil, para 8,3 bilhões de TKUs (Tonelada por Km Útil percorrido pelo trem).

No Consolidado, a companhia registrou crescimento de 19% na Geração de Caixa, chegando a R$ 296,5 milhões. Em comparação ao mesmo período de 2009, o resultado líquido passou de um prejuízo de R$ 22,6 milhões para um lucro de R$ 17,5 milhões.

“O resultado reflete nosso bom desempenho operacional no Brasil e também a redução de despesas financeiras durante o trimestre”, afirma Paulo Basilio, Diretor Superintendente da ALL.

No Brasil, o crescimento foi impulsionado pela alta safra no país nos meses de fevereiro e março e a maior capacidade adicionada em 2010, com 30 locomotivas e 1.200 vagões.

O volume de commodities agrícolas cresceu 4,2%, influenciando recorde de carregamento no terminal da ALL em Alto Araguaia (MT), e aumento de market share da companhia nos portos de 59% para 69%. Já os volumes industriais tiveram alta de 11,1%, devido principalmente a um aumento de 22,9% nos fluxos intermodais.

O período também foi marcado por recuperação de preço, com aumento de 8,8% no Brasil depois de um ano com tarifas muito pressionadas, refletindo ganhos em nossos contratos de transporte, bem como no mercado spot, e maior volume nos serviços de ponta rodoviária.

“Embora os preços spot devam voltar ao normal ao longo do ano, o frete de nossos contratos já assinados devem dar uma estabilidade positiva nas tarifas”, completa Basílio.

Projetos e Investimentos

A ALL investiu R$ 220 milhões no primeiro trimestre de um total previsto para o ano de R$ 1 bilhão, incluindo a construção do trecho ferroviário entre Alto Araguaia e Rondonópolis.

Em dezembro, a ALL efetivou o contrato com a Rumo para transporte de açúcar, com a obtenção, pelo cliente, do total de R$ 1,2 bilhão de investimentos previstos para o projeto e direcionados à compra de vagões e locomotivas, investimento em terminais e duplicação do trecho de acesso ao Porto de Santos.

No segundo semestre devem chegar os primeiros vagões e locomotivas para a operação, e até 2014 deve ser concluído todo o cronograma de investimentos.

Em quatro anos, o projeto permitirá à ALL saltar de um volume de 2 milhões de toneladas de açúcar por ano para 9 milhões de toneladas.

Paralelamente a esses projetos, a ALL desenvolve também projetos infra-estruturais nos segmentos de mineração, terminais e contêineres.

“O modelo nacional de movimentação de contêineres depende quase que exclusivamente da rodovia. Já nos EUA, há uma integração efetiva entre ferrovia e rodovia, criando a escala e regularidade que tornam o transporte ferroviário ainda mais vantajoso, e adicionam eficiência à logística dos portos”, conclui Basílio.

Perfil ALL

Maior empresa independente de serviços de logística da América Latina e maior companhia ferroviária do Brasil, a ALL – América Latina Logística possui uma malha de 21.300 mil quilômetros de extensão, que abrange os estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, no Brasil, e nas regiões de Paso de los Libres, Buenos Aires e Mendoza, na Argentina.

Opera uma frota de 1.095 locomotivas, 31.650 mil vagões e 650 veículos rodoviários, entre próprios e agregados, e conta com unidades localizadas em pontos estratégicos para embarque e desembarque de carga.

Fundada em 1997, com a concessão da RFFSA (Rede Ferroviária Federal), para atuar na malha sul do país, vem ampliando sua atuação em um histórico sem precedentes de expansão e aquisições no setor de logística brasileiro.

Em 1999, adquiriu as ferrovias argentinas MESO e BAP e em 2001 integrou os ativos da operadora rodoviária Delara. C

om a incorporação da Brasil Ferrovias em 2006, incluiu em suas operações o acesso ao Porto de Santos passando a atuar nos maiores corredores de exportação de commodities e nas mais importantes regiões industriais do país.