Sidrolandia
Área cultivada da cana-de-açúcar disparou em MS na última safra
Mato Grosso do Sul ocupa posição de destaque neste crescimento
Midiamax, com dados do INPE
11 de Maio de 2010 - 10:52
A cana-de-açúcar segue ganhando espaço no agronegócio brasileiro. Somente nos seis maiores produtores da cultura na região centro-sul do Brasil a área cultivada cresceu 10,5% entre as duas últimas safras. Os resultados da safra 2009/2010, encerrada recentemente, elevaram de 7,155 milhões para 7,906 milhões de hectares de plantação.
Mato Grosso do Sul ocupa posição de destaque neste crescimento. No estado a área de cultivo da cana-de-açúcar disparou em 37% se comparada com o total na safra 2008/2009. Do território sul-mato-grossense, 425,5 mil hectares estão ocupados com a cultura, segundo dados levantados por imagens de satélite do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Especiais).
No website do projeto Canasat, que mantém o mapeamento por satélite da cana-de-açúcar, é possível ver as imagens do avanço da cana-de-açúcar no centro-sul brasileiro. A área é a maior região produtora do mundo desde 2005/2006. E em Mato Grosso do Sul se concentra a expansão.
MS foi o único estado entre os seis avaliados onde a área de canaviais continua em crescimento desde 2008. São Paulo se mantém como maior produtor em tamanho dos canaviais. Outra mudança detectada foi a chegada de Minas Gerais ao segundo lugar entre os maiores produtores, ultrapassando o Paraná.
O levantamento do Canasat é utilizado para, por exemplo, servir de apoio às estimativas de safra feitas pela União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica). Os dados podem ser consultados no endereço eletrônico http://150.163.3.3/canasat/.