Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 19 de Setembro de 2024

Sidrolandia

Arilson e equipe do IBAMA articulam a instalação da brigada em Jateí

Valéria Batista/Região News

19 de Abril de 2010 - 10:39

O prefeito de Jateí Arilson Targino (PDSB) recebeu em seu gabinete o superintendente David Lourenço e coordenador do Prevfogo Márcio Yule do IBAMA do Mato Grosso do Sul, para falar sobre a contratação da brigada que irá atuar no município.

David Lourenço a principio explicou sobre o Sistema Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), um programa do governo federal que visa na prevenção e conservação ambiental, veiculados aos municípios com preocupação aos parques ambientais.

Jateí será contemplado com a implantação de uma brigada de combate à incêndios florestais que vão atuar em 2010 no Estado. Serão contratadas pelo IBAMA 15 pessoas para atuar neste grupo, passando por uma seleção, na qual trinta participantes irão fazer um curso com testes práticos, recebendo certificados, no entanto de acordo com o coordenador do Prevfogo Márcio Yule a brigada irá contar com 14 combatentes e um coordenador.

Arilson em suas palavras garante que a brigada para Jateí é de suma importância, pois além de mais emprego para a população mesmo que seja temporário, irão combater a incêndios trabalhando com prevenção a disposição de todo o município. Juntamente com o prefeito participaram da reunião os Secretários Municipais Gerson Pereira Dias (Meio Ambiente) e João Dias (Desenvolvimento Rural).

O município de Jateí foi incluído por responder a uma série de critérios do Prevfogo: toda a região no entorno do município têm remanescentes importantes de mata nativa, apresenta focos de calor com possibilidade de incêndios florestais e também nesta região existem unidades de Conservação como o Parque Estadual das Várzeas do Ivinhema.  

Ao todo o Estado vai contar com 5 equipes de combatentes, cobrindo os principais municípios da região do Pantanal sul-matogrossense, entre eles Corumbá, Porto Murtinho e Aquidauana  já nas ativas, e em breve Jateí/> e Miranda.