Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 7 de Setembro de 2024

Sidrolandia

Concurso da PM: Decreto formaliza decisão do governo em ampliar número de vagas

Conforme o texto, ficam ampliadas no quantitativo de mais 214 vagas por município

Notícias MS

12 de Maio de 2010 - 09:34

A decisão do governador André Puccinelli de ampliar o número de vagas do concurso público para soldado da Polícia Militar, realizado em 2007, para o ingresso no curso de formação, está formalizada com a publicação de decreto no Diário Oficial desta quarta-feira (12).

Conforme o texto, ficam ampliadas no quantitativo de mais 214 vagas por município. Ao todo, nove cidades sul-mato-grossenses recebem os novos policiais no efetivo após o curso de formação, que deve iniciar no dia 1º de julho no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças da PM (Cefap) e deve ter duração de oito meses.

O decreto traz em anexo a lista do quantitativo de PMs por município – estes escolhidos devido à necessidade de ampliação no quadro de efetivo: Campo Grande (10); Dourados (54); Corumbá (30); Naviraí (30); Ponta Porã (25); Três Lagoas (25); Nova Andradina (20); Jardim (15) e Sidrolândia (5).

A Capital vai receber o complemento destes 10 policiais militares além dos 86 já previstos anteriormente. Desta forma, Campo Grande terá 96 novos PMs após o curso de formação. No caso de Dourados, 30 serão lotados nos batalhões do município e outros 25 destinados para a atuação no Departamento de Operações de Fronteira (DOF).

Com a convocação o governador André Puccinelli reforça a intenção do Estado em manter a segurança pública como uma das prioridades. De acordo com o governador, no início da gestão o efetivo da PM em todo o Estado era de 4,5 mil policiais. Com o concurso público de 2007 foram incorporados cerca de 1,3 mil novos PMs para atender os sul-mato-grossenses. Agora o efetivo total deve ficar em torno de seis mil policiais atuando no Estado. “É um acréscimo de quase 35% ao contingente”, afirmou o governador.

Já durante o curso de formação os estudantes recebem até 70% do valor do salário que será pago após a formatura, quando os policiais já estiverem junto ao efetivo da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul.