Sidrolandia
Em reunião, Lula anuncia recursos para PE e AL
Outra medida anunciada na reunião foi, segundo o deputado, a confirmação do envio, pelo Ministério da Saúde, de 18 toneladas de medicamentos para Pernambuco e Alagoas
Agencia Estado
24 de Junho de 2010 - 14:31
Após acompanhar reunião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com ministros e autoridades na Base Aérea do Recife, o deputado federal Paulo Rubem Santiago (PT-PE) disse nesta quinta-feira, 24, que Lula afirmou aos governadores de Alagoas, Eduardo Campos (PSB), e de Pernambuco, Teotônio Vilela Filho (PSDB), que haverá liberação imediata de R$ 500 milhões, sendo R$ 250 milhões para cada um dos dois Estados, para utilização em ações imediatas em prol da população atingida pelas fortes chuvas dos últimos dias.
Outra medida anunciada na reunião foi, segundo o deputado, a confirmação do envio, pelo Ministério da Saúde, de 18 toneladas de medicamentos para Pernambuco e Alagoas e de técnicos do Ministério da Educação, que estariam iniciando o levantamento da destruição de escolas da rede pública.
Ainda segundo o parlamentar, os ministérios da Educação, Saúde e Cidades estariam aguardando o envio de relatórios detalhando os prejuízos para programar a liberação de novo recursos, destinados à reconstrução de casas, escolas, hospitais e equipamentos públicos de uma forma geral.
Paulo Rubem afirmou também que o presidente disse aos governadores que está "colocando toda a estrutura do governo federal necessária à disposição dos Estados atingidos pelas enchentes". "O presidente afirmou que se for necessário poderá até transferir a Presidência, de forma temporária, para Pernambuco ou Alagoas, para que a União possa acompanhar mais de perto as ações, ajudando a superar as dificuldades", afirmou o parlamentar.
Lula se reuniu por cerca de uma hora com os dois governadores e com os ministros de Integração Nacional, João Santana, Cidades, Márcio Fortes, Educação, Fernando Haddad, Saúde, José Gomes Temporão, Casa Civil, Erenice Guerra, Gabinete Institucional e o General Gilberto Félix. O grupo deixou o local por volta das 10h30, em um helicóptero da Aeronáutica, para visitar alguns dos municípios atingidos pelas enchentes na zona da mata pernambucana e alagoana.
Prejuízos - O número de pessoas que tiveram que abandonar suas casas (desalojadas) por causa dos temporais ocorridos em Pernambuco mais do que dobrou, passando de 24.552 para 53.518, de acordo com boletim divulgado nesta quinta-feira, pela Coordenadoria de Defesa Civil do estado (Codecipe). O número de desabrigados (pessoas que perderam a casa) aumentou de 17.808 para 26.797.
Mais uma morte foi registrada no estado, elevando o total para 16. Foi confirmado na quarta, 23, o óbito de José Cleiton Barbosa Felipe, 26 anos, no município de Vitória de Santo Antão. Três corpos encontrados na última terça-feira (22) ainda não foram identificados.
Em Alagoas, as cheias provocaram a morte de 29 pessoas e afetaram 181.020 moradores. Deste total, 26.618 estão desabrigados e 47.897 desalojados.