Sidrolandia
Grêmio vence Santos de virada pela Copa do Brasil
Em um jogo movimentado e cheio de alternativas o Santos perdeu para o Grêmio
Gazeta Esportiva
13 de Maio de 2010 - 07:49
Santos perdeu para o Grêmio, de virada, por 4 a 3, nesta quarta-feira, no estádio Olímpico, em Porto Alegre, pela partida de ida das semifinais da Copa do Brasil.
O time paulista chegou a abrir na etapa inicial 2 a 0, com gols de André. No segundo tempo, a equipe gaúcha virou o placar com gols de Borges (3) e Jonas. No final, Robinho conseguiu diminuir o prejuízo dos santistas.
Com o resultado, o Santos vai precisar vencer por 1 a 0, 2 a 1 ou 3 a 2 o jogo de volta, marcado para a próxima quarta-feira, 19, na Vila Belmiro. Se sofrer mais gols, precisará vencer por dois gols de diferença para se classificar. Caso faça 4 a 3, a decisão vai para os pênaltis.
No duelo contra o Grêmio, a equipe santista não teve o atacante Neymar, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. O substituto foi o meia-atacante Marquinhos. Assim, o time jogou no esquema 4-4-2.
O atacante Robinho convocado para a disputa da Copa do Mundo participou da partida e marcou o terceiro gol.
Já Paulo Henrique Ganso, que não foi chamado por Dunga para a Copa do Mundo --está na lista de espera que tem sete atletas--, mostrou que não ficou abalado. O jogador fez um bom jogo, dando o passe para os gols de Robinho e André. Ele também fez uma linda jogada, quando tentou encobrir o goleiro Victor e acertou o travessão.
Já Victor parece que ficou abalado por não ter sido convocado para a Copa. Ele saiu mal do gol no lance em que o Santos abriu o placar.
O jogo
Mesmo jogando fora de casa e com o estádio Olímpico praticamente lotado, a jovem equipe do Santos não sentiu a pressão no início da partida. O time procurava valorizar a posse de bola e sair rápido para o contra-ataque.
E, com essa postura, o Santos conseguiu abrir 2 a 0 no placar. Aos 15min, Marquinhos cobrou escanteio, o goleiro Victor saiu mal do gol e o atacante André subiu livre para fazer: 1 a 0. Cinco minutos depois, Paulo Henrique Ganso enfiou linda bola para André, que só teve o trabalho de colocar na saída do arqueiro gremista e aumentar o marcador: 2 a 0.
Perdendo a partida, o Grêmio foi para cima e criou várias chances de gol, mas parou em Felipe. A primeira oportunidade aconteceu aos 23min, quando Edilson cobrou falta e o goleiro santista defendeu com os pés. Na sobra, Borges concluiu para fora.
Pouco depois, Willian Magrão invadiu a área e foi derrubado por Durval, pênalti. Jonas cobrou e Felipe espalmou. Aos 28min, Adilson recebeu dentro da área e concluiu para outra boa defesa do camisa 1 do Santos. Ainda na etapa inicial, Borges completou um cruzamento e obrigou o goleiro santista fazer outra grande intervenção.
Apesar da pressão do adversário, o time da Vila Belmiro teve a chance de marcar mais uma vez. Ganso recebeu dentro da área e tocou por cima de Victor, acertando o travessão.
No segundo tempo, o Santos voltou controlando o jogo até aos 11min, quando o técnico Dorival Júnior tirou o meia-atacante Marquinhos e colocou o volante Rodrigo Mancha. Na sequência, o Grêmio diminuiu. Borges recebeu livre e fuzilou, sem chances para Felipe.
Com o gol, o time gaúcho ganhou moral. Aos 19min, Rodrigo Mancha perdeu a bola, Jonas escapou pela direita e rolou para Borges empatar a partida: 2 a 2.
Logo após o empate, o treinador santista sacou Mancha e colocou Rodriguinho. No entanto, o Grêmio virou o placar. Aos 22min, Jonas arriscou de fora da área e acertou o ângulo: 3 a 2.
O Santos não conseguiu mais reagir e a equipe gaúcha ampliou. Aos 31min, Borges recebeu dentro da área e colocou no canto: 4 a 2.
O prejuízo santista só não foi maior pelo talento de Ganso e Robinho. Aos 38min, o meia enfiou para o atacante, que encheu o pé e diminuiu o placar: 4 a 3.