Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Novembro de 2024

Sidrolandia

Lula começa nesta quarta-feira giro pelo Oriente Médio e Europa

Lula também pretende apresentar o Brasil como um destino atraente para negócios

G1

12 de Maio de 2010 - 09:54

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva começa nesta quarta-feira (12) uma viagem de sete dias por cinco países do Oriente Médio e Europa. Entre os temas que serão tratados pelo presidente durante o roteiro, estão assuntos polêmicos, como a reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU) e o programa nuclear iraniano. Lula também pretende apresentar o Brasil como um destino atraente para negócios.

A primeira escala do petista será na Rússia. Lá, Lula discutirá com o presidente, Dmitri Medvedev, e com o primeiro-ministro Vladimir Putin, a possível ampliação do Conselho de Segurança. De acordo com o porta-voz da Presidência, Marcelo Baumbach, o encontro será uma oportuniadade também para discutir a crise financeira internacional, além de uma "avaliação dos papéis desempenhados pelos dois países em suas regiões”.

A segunda escala será no Catar, onde chegará na noite de sexta-feira (14). Lula participa de um seminário empresarial, além de se reunir com o Emir do país. Os dois países estabeleceram relações diplomáticas em 1974, mas essa é será a primeira visita de um chefe de Estado brasileiro ao Catar. Lá, Lula pretende intensificar os vínculos comerciais brasileiros com a região para atrair investimentos.

No domingo (16), Lula desembarca no Irã.  Em Teerã, o presidente vai “aprofundar o diálogo político entre Brasil e Irã”, segundo o porta-voz. No domingo, Lula se reúne com o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, e com o aiatolá Ali Kamenei, antes de participar do Fórum Empresarial Brasil-Irã. Entre 2002 e 2007, o intercâmbio comercial do Brasil com o Irã passou de US$ 500 milhões para quase US$ 2 bilhões.

Europa

Do Oriente Médio, Lula parte a Europa. O primeiro destino é Madri, na Espanha, onde o presidente participa da 6ª Cúpula América Latina, Caribe e União Européia. Em pauta, além dos rumos da própria cúpula, a crise europeia e as situações do Haiti e do clima global. Havia a possibilidade de Lula não participar do evento devido à possível presença do presidente de Honduras, Pepe Lobo, cuja legitimidade o governo brasileiro não reconhece. No entanto, segundo Baumbach, o governo espanhol informou que Lobo irá a Madri, mas para participar de um evento paralelo à Cúpula.

Dida Sampaio
Lula começa nesta quarta-feira giro pelo Oriente Médio e Europa

A última parada de Lula antes de retonar ao Brasil será em Portugal, onde o presidente se encontra com o presidente Aníbal Cavaco Silva e participa da 10ª Cimeira Luso-Brasileira. Lá, pretende apresentar aos empresários portugueses as oportunidades de negócios que serão geradas no Brasil com a realização da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016.