Sidrolandia
Prefeito Arceno implementa o projeto e-cidade
O acesso livre ao software foi acertado entre o Ministério do Planejamento e a empresa que criou o programa
Demerval Nogueira/Região News
13 de Maio de 2010 - 09:41
O projeto e-cidade está sendo implementado em Glória de Dourados, graças aos esforços concentrados da administração atual. O e-cidade homologado pelo governo federal através do Ministério do Planejamento, é um projeto na área de software público que, as prefeituras que optarem pelo projeto terá acesso a um software livre de gestão, que vai possibilitar a organização de gastos orçamentários, da receita tributária, do controle de medicamentos, de recursos humanos e outros serviços no mesmo aplicativo.
O acesso livre ao software foi acertado entre o Ministério do Planejamento e a empresa que criou o programa. A Prefeitura de Glória de Dourados, primeiramente vai introduzir o sistema nas secretarias municipais de Educação e Cultura (Semec), Saúde (SMS) e Infraestrutura (Seinfra), posteriormente será estendido a todas as secretarias e órgãos do poder público municipal.
O prefeito Arceno Athas Júnior salienta, nós conseguimos R$ 600 mil junto ao Ministério do Planejamento e vamos investir corretamente neste setor visando à modernização da máquina administrativa, destaca Athas adiantando ainda, Glória de Dourados será a cidade com projeto piloto e, com certeza será de grande valia a todos os municípios atrelados ao Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Colônia (Cideco). Jânio Bonfim, assessor técnico do Consórcio Intermunicipal (Cideco) relata, não há custo de licença para este tipo de empreendimento, apenas custos com a capacitação dos funcionários e, além de não gerar ônus, ainda é de propriedade da Prefeitura.
O diretor de informática da Prefeitura local, Rogério Duarte de Souza destaca a importância do projeto e-cidade e diz, com a implementação do projeto e, posteriormente a abrangência do mesmo, temos certeza que serão equacionados parte dos problemas mais cruciais no setor, além de gerar um novo sistema de aplicabilidade eficaz na área de software público, com mais abrangência e transparência aos atos públicos, uma manifestação cristalina do prefeito Dr. Arceno Athas. Trabalham na implementação do projeto e-cidade, o diretor de informática do município, Rogério Duarte de Souza e Diogo Böhn, acompanhados por Jânio Bonfim, assessor técnico do Cideco.