Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Segunda, 30 de Setembro de 2024

Sidrolandia

Presidente Lula vem a Dourados para agenda institucional na UFGD

Em Dourados, o presidente participa de uma solenidade de entrega e lançamento de obras na Unidade 2 da UFGD

Graziele Moura

19 de Agosto de 2010 - 11:10

Presidente Lula vem a Dourados para agenda institucional na UFGD
Presidente Lula vem a Dourados para agenda institucional na UFGD - Foto: Marcos Tom

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, vem a Dourados na próxima terça-feira, dia 24 de agosto, para cumprir uma agenda institucional na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Segundo a assessoria do Ministério da Educação, Lula fica em Dourados das 10h às 13h (horário de Brasília) e depois segue para Campo Grande (agenda ainda em confirmação na capital). Ele vem acompanhado do Ministro da Educação, Fernando Haddad.

Em Dourados, o presidente participa de uma solenidade de entrega e lançamento de obras na Unidade 2 da UFGD (Rodovia Dourados-Itahum, Km 12), às 9h30. A solenidade é aberta à comunidade acadêmica e à comunidade em geral da Grande Dourados. No total, serão entregues quatro novos prédios: o Auditório, o Restaurante Universitário, a Quadra Poliesportiva e o Centro de Educação Infantil (CEIN). 

Outras 10 obras estão em andamento na UFGD, como: Centro de Convivência; Prédio da Reitoria; Bloco de salas de aula (Blocos A, B e C); Prédio da Faculdade de Direito (FADIR); Prédio Multiuso da Fazenda Experimental; Núcleo de Estudos Estratégicos – Fronteiras – NEFF; Laboratório de estudos na área da Biologia; Prédio da Incubadora de Economia Solidária e ampliação da COIN e do Almoxarifado.

E, outras 16 serão lançadas, sem considerar obras de asfaltamento, drenagem de águas pluviais, calçamento, urbanização, melhorias elétricas e reformas nos prédios, são elas: Projeto Incluir (intervenção de acessibilidade – piso tátil, sinalização de estacionamento, pintura de vagas e etc); Laboratório de Engenharia de Energia (térreo); Biblioteca Central (retomada da obra); Laboratório de Educação Física; Laboratório de Artes Cênicas; Serviço Escola de Psicologia no Hospital Universitário (HU); Faculdade de Engenharia; Laboratório Multidisciplinar; Núcleo de Pesquisa de Administração, Ciências Contábeis e Economia (NUPACE); Biblioteca da FADIR; LPCS – Laboratório de Pesquisa em Ciências da Saúde; Laboratório de Engenharia Agrícola; Centro de Tecnologia do Pescado (recursos Ministério da Aqüicultura e Pesca); Centro de Piscicultura Experimental, Treinamento e Difusão de Tecnologia (recursos Ministério da Aqüicultura e Pesca); Laboratório de Pesquisa em Agroenergia e Conservação Ambiental – LAPAC ( A e B) e a  Casa do Estudante.  

Outros projetos ainda serão concluídos para início em 2011, entre eles estão: Infra-estrutura e urbanização das unidades II, III e IV; Laboratórios de Pesquisa em Biotecnologia Aplicada/> à Saúde; Laboratórios de Estudo e Tecnologia Ambiental; Laboratórios de Biologia Molecular; Centro de Estudos Indígenas; Fábrica de Farinha da Incubadora Social; Pista de Atletismo oficial e instalação de campo de futebol; Cercamento de Áreas – Unidades II e IV; Pórticos de entrada; Laboratórios Gerais da FCA e anexo do Biotério.

A UFGD foi implantada no governo Lula em 2005, dentro do programa expansão e criação de novas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), que permitiu a criação de 14 novas universidades, e de 46 novos campi instalados no interior do país. Os detalhes da vinda do presidente da República estão sendo acertados entre a Assessoria de Comunicação do MEC e a reitoria da UFGD.