Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 19 de Setembro de 2024

Sidrolandia

Representante do MEC destaca CG no cenário naciona

19 de Abril de 2010 - 14:54

“Campo Grande sai na frente e já é destaque no cenário nacional pela implantação do Traje. Essa é a melhor oportunidade de resgatar esses jovens para uma vida digna, que se faz através da educação. A prefeitura está de parabéns pela ousadia de inserir um projeto como este em sua política pela educação”. Com estas palavras, a coordenadora geral do Ensino Fundamental do Ministério da Educação (MEC), Edna Borges, reconheceu o trabalho pioneiro da Prefeitura da Capital, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), com a implantação do Traje (Travessia Educacional do Jovem Estudante), que atende alunos de 15 a 17 anos que interromperam os estudos.

Na manhã de hoje (19), durante entrega oficial da reforma da Escola Oswaldo Cruz, que desde o dia 29 de março passou a atender cerca de 700 alunos, a representante do MEC que prestigiou o evento destacou o projeto que, segundo ela, deverá ser seguido como exemplo em todo o país.

Durante a solenidade, que contou com a presença de autoridades, educadores e alunos do Traje, o prefeito Nelson Trad Filho reafirmou o compromisso de sua gestão pela educação. “Esta é, sem dúvida, uma manhã importante para a educação, não apenas do município de Campo Grande, mas de todo o país. O Traje é um dos projetos mais importantes implantados até hoje e a população merece a municipalização dessa idéia, que já é reconhecida em nível nacional”, destacou Nelsinho.

Oportunidade – A estudante de 16 anos Bruna Alessandra, moradora do bairro Tijuca II, conta que saiu da escola por sentir vergonha de estudar com colegas com idade inferior. “Eu comecei a faltar na aula porque tinha vergonha, até parar de estudar. Quando minha mãe ficou sabendo do Traje correu para fazer minha matrícula. Aqui me sinto parte do grupo, não tenho vergonha de estudar e todos os dias eu saio de casa feliz pela oportunidade em concluir meus estudos”, disse a aluna do Traje.

O estudante Willian Haak, de 15 anos, concorda com Bruna. “É legal a gente ir para a escola e se sentir parte da turma. Estudar com um monte de gente mais novo que você, às vezes dá vergonha. Até a maneira dos professores aplicarem as matérias é mais interessante”, enfatizou o estudante, morador da Vila Aymoré.

Representante do Ministério Público, o promotor da Infância e da Juventude, Sérgio Harfuche, agradeceu ao prefeito Trad Filho pela preocupação com a juventude. “Estatísticas mostram que cerca de 30 mil jovens de 16 anos de idade não completarão 19 anos, vítimas da violência. Com um projeto ousado como este da prefeitura, que traz essa faixa etária para dentro da escola, retirando-as das ruas e dificultando uma aproximação com a violência, certamente merece todo reconhecimento da sociedade”, disse o promotor.

Prestigiaram a solenidade de lançamento do Traje e entrega da reforma da Escola Oswaldo Cruz o vice-prefeito, Edil Albuquerque; secretário municipal de Governo e Relações Institucionais, Rodrigo de Paula Aquino; secretário municipal de Saúde, Leandro Mazina; secretária municipal de Educação, Maria Cecília Amêndola da Mota; secretário municipal do Desenvolvimento Econômico, de Ciência e Tecnologia e do Agronegócio, Natal Baglioni; deputado federal Waldemir Moka; deputado estadual Marcio Fernandes; deputado estadual Professor Rinaldo; vereador Flávio César; vereador Cristóvão Silveira; vereador Herculano Borges; vereador Professor João Rocha; vereador Vanderlei Cabeludo; diretor administrativo da Santa Casa, Salim Cheade e a diretora do Senac, Regina Ferro.