Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Domingo, 22 de Setembro de 2024

Sidrolandia

Sanesul executa manutenção em poço de Ponta Porã

O principal objetivo da ação foi garantir a qualidade da água distribuída pela Sanesul à população do município

Adriana Viana/Região News

07 de Julho de 2010 - 10:09

Sanesul executa manutenção em poço de Ponta Porã
Sanesul executa manuten - Assessoria

Técnicos da Gerência de Manutenção (Gema) da Sanesul executaram serviços de manutenção em um poço de captação de água em Ponta Porã na semana passada. O principal objetivo da ação foi garantir a qualidade da água distribuída pela Sanesul à população do município.

Conforme o gestor de hidrogeologia da Sanesul, Antônio Carlos Benatte Valente, tratou-se de uma manutenção corretiva, pois no dia 18 o poço passou a produzir água com turbidez e areia.

Uma equipe de manutenção de poços da Gema, formada pelos funcionários Delmiro Torres Cano, José Félix Ruiz e Valter de Souza Lopes, sob a coordenação de Benatte, foi a Ponta Porã para realizar os serviços de recuperação do poço. Os trabalhos foram executados entre os dias 22 e 26 de junho.

A equipe iniciou os serviços de manutenção do poço com a retirada da bomba e desenvolvimento com compressor de ar. Após 12 horas de trabalhos, não houve melhoras na turbidez nem na produção de areia. Na tentativa de detectar a causa, os técnicos filmaram todo o poço. De acordo com Benatte, o poço foi construído com uma secção de filtros em sua parte superior. Durante a filmagem, pôde-se notar que havia um rompimento na secção, por onde passava a areia.

Para solucionar o problema, os técnicos da Gema idealizaram e construíram um tipo de arruela de nylon, rosqueada na ponta do tubo de PVC, para a sustentação do pré-filtro. A peça foi instalada na extremidade da coluna de revestimento de tubos e filtros à profundidade de 14 metros.

PoçoPPorã002.jpgApós a colocação da nova coluna de revestimento, o poço foi novamente desenvolvido com compressor de ar e ativado com uma nova bomba submersa e novos edutores. Após a recuperação do poço, sua produção passou a 10 metros cúbicos por hora de vazão, isento de areia e turbidez.

O gestor de hidrogeologia explica que o poço PNP-028 faz parte de um sistema de abastecimento de água isolado. “Se o poço apresenta problemas e tem que ser paralisado, os bairros abastecidos por ele ficam sem água”, por isso, os trabalhos tiveram que ser executados o mais rápido possível.

Os serviços de manutenção contaram com a colaboração da Gerência Sul Fronteira e tiveram investimento próprio de R$ 7,2 mil.