Sidrolandia
Sinfônica homenageia hoje Ariano Suassuna na Noite da Poesia
A Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande se apresenta especialmente para Ariano Suassuna, nesta quinta-feira (13), às 19:00, na Noite Nacional da Poesia, no Armazém Cultural.
Redação de noticia
13 de Maio de 2010 - 08:09
Com arranjos orquestrais do Maestro Eduardo Martinelli, Suassuna será homenageado com duas músicas, Maracatu e Romançario, inspiradas no movimento Armorial, do qual o escritor é um dos idealizadores. Tal movimento é uma iniciativa artística que tem como objetivo criar uma arte erudita a partir de elementos da cultura popular do Nordeste Brasileiro.
Um pouco da música de Mato Grosso do Sul será mostrada em Parquinho de Marcos Assunção, que é baseada em elementos melódicos e rítmicos característicos do estado, com ares muito perceptíveis da polca paraguaia e do chamamé.
Segundo Martinelli, muitas canções feitas no estado são consagradas e até já tem versões orquestrais, como Chalana, Quiquiô, Cunhataí Porã e outras, uma pequena diferença é que Parquinho foi concebida e gravada originalmente como uma peça instrumental (Projeto Pixinguinha 2009), e justamente por isso o desenvolvimento melódico e harmônico tende a ser mais explorado.