Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Segunda, 25 de Novembro de 2024

Esporte

Santos joga hoje para garantir vaga e evitar 100% dos times da altitude

Folha

19 de Abril de 2012 - 13:36

O Santos entra em campo hoje, às 19h45, na Vila Belmiro por uma posição melhor na Libertadores e por um pouco de fôlego.

Uma vitória lhe garante o primeiro lugar do grupo e, consequentemente, o direito de decidir em casa as oitavas de final. Além disso, consagraria uma das melhores campanhas da primeira fase.

O adversário será o boliviano Strongest, que ainda disputa uma vaga no Grupo 1 --precisa vencer e torcer por um tropeço do Internacional contra o Juan Aurich, que se enfrentam no mesmo horário.

Além de confirmar sua boa campanha, também é missão santista impedir o avanço às oitavas de mais um time que joga na temida altitude.

Pois Deportivo Quito, do Equador, Cruz Azul, do México, e Bolívar, da Bolívia, estão classificados para as oitavas de final. Têm em comum a altitude em suas sedes.

Em La Paz, casa tanto do Bolívar quanto do Strongest, são 3.600 m de altitude; na equatoriana Quito, 2.850 m. E a Cidade do México fica 2.235 m acima do mar.

"O Santos vai estar bem melhor porque não tem o problema da altitude, que é complicadíssimo", disse o técnico Muricy Ramalho, ao comparar o duelo de hoje com a partida em Laz Paz, onde o Santos acabou derrotado.

Em casa, o Strongest está invicto: venceu Santos e Juan Aurich e empatou com o Inter. O Bolívar, no Grupo 3 também se garantiu em casa: venceu dois jogos em La Paz --havia 12 anos que um time boliviano não avançava à segunda fase do torneio.

O Deportivo Quito, por sua vez, é o melhor mandante da Libertadores: em três jogos, três vitórias, dez gols marcados e nenhum sofrido.

Para Muricy é impossível escolher adversários na segunda fase. "Teríamos que fazer muitas contas. E Libertadores é complicada. O que estamos pensando é tentar ganhar para ter a vantagem do segundo jogo em casa".

Mas seguiu o mesmo discurso do colega corintiano Tite, ao admitir que prefere não enfrentar brasileiros no mata-mata da competição.

"É difícil, os times brasileiros são muito fortes", declarou Muricy.

SANTOS
Rafael; Henrique, Edu Dracena, Durval e Juan; Adriano, Arouca, Elano e Ganso; Neymar e Borges
T.: Muricy Ramalho
STRONGEST
Vaca; Parada, Marchesini, Méndez e Torrico; Lima, Soliz, Chumacero e Cristaldo; Escobar e González
T.: Eduardo Villegas
Estádio: Vila Belmiro Horário: 19h45 Árbitro: Julio Quintana Rodriguez (PAR)

NA TV
Santos x Strongest
19h45 Fox Sports