Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Domingo, 24 de Novembro de 2024

Mato Grosso do Sul

Câmara aprova texto que permite a Estados legislarem sobre posse de arma de fogo

Após ações de inconstitucionalidade abertas pela AGU, deputados federais se movimentam em favor dos estados.

Campo Grande News

21 de Dezembro de 2023 - 15:26

Câmara aprova texto que permite a Estados legislarem sobre posse de arma de fogo
Policial manipula uma pistola. (Foto: Diego Vara/Agência Brasil).

Dois dias depois de a AGU abrir processo no STF (Supremo Tribunal Federal) sobre inconstitucionalidade de leis dos Estados – entre eles Mato Grosso do Sul – sobre armamentos, a Câmara Federal projeto de lei complementar que passa aos entes federados e ao Distrito Federal a competência para legislarem sobre posse e porte de armas de fogo usadas em defesa pessoal, práticas desportivas e controle de espécies exóticas invasoras.

O relator do projeto, deputado Junio Amaral (PL-MG), defende que “as realidades distintas nos vários estados demandam análises específicas”. A proponente, deputada Caroline de Toni (PL-SC), diz que a Constituição permite que algumas competências exclusivas da União sejam delegadas a estados e que as regras sobre armas devem considerar as peculiaridades regionais.

A proposta ainda passará por análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) e pelo plenário da Câmara dos Deputados. Atualmente, a Polícia Federal é a responsável por conceder posse e porte de armas de fogo no país.

Pelo texto, o porte e a posse valerão somente no território do estado e poderão ser concedidos apenas a quem comprovar residência no local. O estado terá de instituir sistema de controle de armas, ligado ao Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), do Ministério da Justiça, que controla e monitora os armamentos em poder da população.