Mato Grosso do Sul
Irmãos tuiuiús lutam pela vida após fogo destruir ninho
Veja das aves chegando em Campo Grande e recebendo toda atenção.
Folha de Campo Grande
22 de Outubro de 2024 - 10:21
Sardinha no bico e cuidados especiais! É assim que os dois tuiuiús, que perderam o ninho no fogo do Pantanal, estão sendo tratados no CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) em Campo Grande. Os filhotes, resgatados durante os incêndios no último fim de semana, estão mostrando muita resiliência em sua recuperação.
As aves foram resgatadas por brigadistas do Alto Pantanal, do PrevFogo, e por médicos veterinários do IHP (Instituto Homem Pantaneiro), na Serra do Amolar, região da Barra de São Lourenço, em Corumbá (MS).
Infelizmente, um dos filhotes não resistiu e morreu no local. Os dois irmãos, com cerca de três meses de vida, foram levados inicialmente à Fundação do Meio Ambiente do Pantanal, em Corumbá, e depois transferidos de carro para o CRAS, na capital de Mato Grosso do Sul.
Ao chegarem ao centro, os tuiuiús passaram por exames no hospital veterinário e receberam alimentação adequada, com peixes, tal como ocorre na natureza.
Um dos filhotes está aparentemente saudável, mas o outro sofreu uma fratura exposta em uma das asas, um ferimento grave que pode levar à amputação do membro.