Mato Grosso do Sul
Onda de calor extremo deve retornar na próxima semana com temperaturas de até 45ºC
Cemtec emite alerta para calor extremo em grande parte do Estado.
Correio do Estado
06 de Novembro de 2023 - 15:50
Apesar do tempo agradável nesses últimos dias, a onda de calor que castigou os sul-mato-grossenses nos meses de setembro e outubro está de volta. A previsão máxima para a próxima semana é de até 45ºC em algumas regiões do Estado.
As altas temperaturas estão previstas para a região do pantanal, norte e sudoeste, onde as mínimas estarão entre 23/26ºC e máximas que podem ultrapassar os 42°C. Nas regiões sul, bolsão e leste, as temperaturas mínimas são 12/19ºC e as máximas podem ultrapassar os 36ºC. Em Campo Grande, a mínima será entre 17/20ºC e máxima deve chegar aos 37ºC.
Conforme dados divulgados pelo Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec/MS), o forte calor que se aproxima de Mato Grosso do Sul é por causa de um sistema de alta pressão que pode atuar como um bloqueio atmosférico, que irá favorecer o retorno do “calorão” em grande parte do Estado. O destaque são temperaturas mínimas entre 12/19ºC e as máximas que podem ultrapassar os 36ºC, nas regiões sul, bolsão e leste.
Ainda conforme a Cemtec, nesses dias de calor extremo são esperados baixos valores de umidade relativa do ar, onde os índices devem ficar entre 10 a 30%. Nesses casos, recomenda-se beber bastante líquido e evitar exposição ao sol nas horas mais quentes e secas durante o dia. Em grande parte do estado, os ventos atuam do quadrante leste com velocidades entre 30-50 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 50km/h.