Região
Comitiva de ministra já está em MS para tentar resolver conflito em Rio Brilhante
A ministra está acompanhada do secretário-executivo do Ministério dos Povos Indígenas, Eloy Terena, de Mato Grosso do Sul.
Investiga MS
18 de Março de 2023 - 08:51
A ministra dos Povos Originários, Sonia Guajajara, chegou a Mato Grosso do Sul às 4h30 da manhã deste sábado (18) e partiu para Rio Brilhante, local de conflito após ocupação de uma propriedade rural, que ela chamou de “retomada Laranjeira Nhanderu”.
A ministra está acompanhada do secretário-executivo do Ministério dos Povos Indígenas, Eloy Terena, de Mato Grosso do Sul; secretária Especial de Saúde Indígena (Sesai), Weibe Tapeba; presidente da Funai, Joenia Wapichana, e outros representantes da causa indígena.
“Estamos acordadas desde às 3 da manhã, nesta missão no território Guarani Kayowá, nesta comitiva e trazendo também possíveis soluções coletivas… O povo Guarani Kayowá que vem neste caso emblemático fazendo várias enfrentamento nas retomadas e é um povo também que vem sofrendo varias violências. Nossa missão lá é tentativa de buscar soluções coletivas junto ao Governo Federal e ao Governo do Estado”, declarou a presidente da Sesai, Weibe Tapeba.
A comitiva será acompanhada pelo gdeputado federal Vander Loubet (PT), deputada Camila Jara (PT), vereadora Luiza Ribeiro (PT) e o candidato do PT ao Senado em Mato Grosso do Sul, Tiago Botelho.
“Dia histórico para Mato Grosso do Sul hoje. Acompanhando a comitiva da ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara. O nosso estado precisa de paz no campo. Para isso, é preciso resolvermos com urgência as demarcações das terras indígenas”, avaliou Tiago.