Região
Ventos superaram 80 km/h em MS e causaram estrago
De acordo com dados apurados pelo Cemtec, as rajadas de vento superaram os 80 km/h.
Campo Grande News
16 de Outubro de 2023 - 10:31
Chuva com ventania forte passou ontem (15) pelos municípios de Chapadão do Sul e Pedro Gomes, causando diversos estragos. De acordo com dados apurados pelo Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e Clima de Mato Grosso do Sul) e divulgados hoje (16), as rajadas de vento superaram os 80 km/h por lá.
Foram 83,2 km/h em Pedro Gomes e 82,8 km/h em Chapadão do Sul. Em relação às chuvas acumuladas nos últimos quatro dias nos municípios, foram 21 mm no primeiro e 10 mm no segundo. A força do vento se sobressaiu à precipitação, que teve volume baixo e foi localizada, segundo o Cemtec.
Em geral, as chuvas do fim de semana se concentraram nas regiões norte e nordeste de Mato Grosso do Sul, também de acordo com o centro de monitoramento. Sonora foi outro município onde houve fortes ventos e ainda mais chuva, porém, concentrados no último sábado (14): as rajadas chegaram aos 84,2 km/h e a chuva a 60,2 mm.
Estragos - O prefeito de Pedro Gomes, William Fontoura, disse à reportagem que começou o dia recebendo em seu gabinete os moradores mais afetados. "Felizmente foram só perdas materiais. O setor jurídico está verificando como o poder público pode ajudá-los", afirmou.
O bairro mais atingido no primeiro município foi o Nova Era. O principal estrago por lá foi o destelhamento de residências. A prefeitura ainda não contabilizou quantas, mas informou que enviou equipe para ajudar a reparar os estragos mais pontuais ontem à noite.
Gerou transtorno também o bloqueio de estradas rurais devido à queda de árvores. Um poste chegou a ser entortado pela força do vento na região afetada, inclusive.
Em Chapadão do Sul, a rede elétrica também foi bastante afetada. O Corpo de Bombeiros local informou ao Campo Grande News, ontem, que uma árvore de grande porte desabou, arrastando consigo alguns fios da rede elétrica e fechando completamente um dos sentidos da Avenida Goiás. Já na Avenida Brasil, tendas particulares de um empreendimento esportivo da cidade foram lançadas sobre a rede elétrica.
Ainda segundo os bombeiros de Chapadão, não houve pessoas feridas. A reportagem questionou se a prefeitura do município já apurou todos os estragos e se toma medidas para consertá-los, mas ainda não recebeu retorno.
Quanto aos danos à rede de energia, a concessionária Energisa informou em nota que houve interrupções de energia em alguns bairros de Chapadão do Sul e que, após reparos realizados nas regiões mais afetadas, restaram ocorrências pontuais para atendimento.
Em Pedro Gomes, a Energisa também registrou falta de eletricidade em alguns bairros, sendo os mais atingidos o Conjunto Radiante e o Centro. A concessionária não informou se o fornecimento de energia foi restabelecido hoje.