Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Domingo, 24 de Novembro de 2024

Saúde

MS e outros 7 estados têm aceleração em mortes por covid

Campo Grande News

05 de Janeiro de 2021 - 10:34

MS e outros 7 estados têm aceleração em mortes por covid
Equipamentos funerários são higienizados, seguindo normas de biossegurança, em Campo Grande (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)

Oito unidades da federação apresentam aumento na média diária de mortes por coronavírus em comparação a 14 dias atrás. É o caso de Mato Grosso do Sul, que na terça-feira retrasada (dia 22) registrava 18,3 vítimas da covid-19 por dia, e agora são 21,9, um aumento de aproximadamente 20%.

Levantamento feito pelo Campo Grande News, com base em dados oficiais do Ministério da Saúde, mostra que Amazonas, Pará, Tocantins, Sergipe Alagoas, Rondônia e Acre completam a lista dos estados que têm variação superior a 15% na média móvel de óbitos pela doença. Apenas seis estados apresentam redução, sendo o caso do Ceará, Paraná, Pernambuco, Roraima, Santa Catarina e Mato Grosso.

Os demais estados tiveram variações inferiores a 15% e superiores a -15% e portanto, são classificadas com situação "estável". São eles Paraíba, Goiás, Minas Gerais, Piauí, São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Maranhão, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Bahia, Amapá e Rio Grande do Norte.

Estados - A maior parte dos estados com aumento está concentrada na região norte do Brasil, com exceção de Amapá (estabilidade em 12%) e Roraima (redução de 18%). Amazonas apresenta o pior quadro do País, já que a média foi de 11,9 para 23,1 nesse período - um aumento de aproximadamente 95%.

Na região centro-este, apenas Mato Grosso do Sul apenas apresenta aumento. Mato Grosso tem redução de 15% em óbitos, além de Goiás (-13%) e o Distrito Federal (-6%) que estão classificados como estáveis. O vizinho Paraná apresenta redução de 38%, enquanto São Paulo está estável (-9%).

Já o local que apresentou maior redução em todo o Brasil foi o Ceará, que antes registrava 18,6 vítimas ao dia e agora são 10,1. Portanto, o estado nordestino apresentou queda de cerca de 45%.