Sidrolândia
Catarina de Abreu terá ensino médio em tempo integral a partir de 2019 e reduz 40 vagas do fundamental
Como adesão é voluntária, aproximadamente 60 alunos vão migrar para Sidrônio ou se transferir pro período noturno.
Flávio Paes/Região News
20 de Novembro de 2018 - 09:30
A partir do próximo ano letivo, a Escola Estadual Catarina de Abreu passará a oferecer ensino em tempo integral para o ensino médio, que deve ter inicialmente 200 alunos distribuídos em seis turmas. Como a adesão é voluntária, aproximadamente 60 alunos do ensino médio que optarem por não fazer o ensino integral poderão migrar para o Sidrônio Antunes de Andrade ou se transferir para o período noturno. Já os alunos do Sidrônio Antunes de Andrade poderão fazer o caminho contrário, mudar para o Catarina de Abreu e ter o ensino em tempo integral.
A escola tem atualmente 1.097 alunos, 260 do ensino médio e 837 do ensino fundamental, que a médio prazo terão de ser abertas na rede municipal na medida que o ensino integral se expanda e assim, as turmas do fundamental serão fechadas. A partir deste ano, já não foram abertas turmas do 1º e do 2º ano.
Em consequência do projeto, em 2019 a escola vai fechar 40 vagas destinadas a crianças do 3º ano do ensino fundamental e a partir de 2021, só haverá turmas a partir do 6º ano. Na medida que aumente o interesse pelo ensino em tempo integral, progressivamente a escola vai fechar turmas do fundamental.
“Neste primeiro ano, para acomodar todas as turmas haverá um maior número de alunos em sala”, explica o diretor Antônio Luiz Paiva, que ontem se reuniu com a equipe da Secretaria Municipal de Educação que terá a responsabilidade de absorver nas escolas da Prefeitura estas crianças das séries iniciais que sempre foram atendidas no Catarina.
No caso de quem mora na região do Bairro São Bento, em 2019 a opção será a Escola Porfiria do Nascimento (em reforma), já que a escola em construção no Jardim Paraiso só deve ficar pronta em 2020.