Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Domingo, 24 de Novembro de 2024

Sidrolândia

Coligação do PSDB que disputou a Prefeitura desiste de ação contra chapa de Vanda por suposto abuso de poder econômico

O arquivamento desta ação, além do aspecto jurídico em si, simboliza uma virada de chave no ciclo político iniciado em 2020 na disputa pela Prefeitura.

Redação/Região News

31 de Agosto de 2022 - 14:11

Coligação do PSDB que disputou a Prefeitura desiste de ação contra chapa de Vanda por suposto abuso de poder econômico
Prefeita Vanda Camilo. Foto: Marcos Tomé/RN

Os advogados da Coligação Juntos por Sidrolândia, que apoiou a candidatura de Enelvo Felini a prefeito na eleição suplementar de junho do ano passado, protocolaram na 31ª Zona Eleitoral, o pedido de desistência da ação que movia contra a chapa vitoriosa na disputa, encabeçada pela prefeita Vanda Camilo.

Conforme a petição, assinada pela advogada da coligação, Ana Donato, “por não terem mais interesse no seu prosseguimento”, foi formalizado o pedido de desistência do processo. Na ação, o então candidato do PSDB pleiteava a impugnação do registro da chapa Vanda Camilo/Rosi Fiuza, por suposta prática de abuso do poder econômico.

O arquivamento desta ação, além do aspecto jurídico em si, simboliza uma virada de chave no ciclo político iniciado em 2020 na disputa pela Prefeitura, vencida por Daltro Fiuza, que teve sua candidatura impugnada pela Justiça, forçando a realização de eleição suplementar.

A prefeita foi eleita vereadora (a mais votada) na mesma coligação de Enelvo, mas acabou se aliando aos partidos da oposição ao tucano na campanha e venceu a eleição para a presidência da Câmara, o que abriu caminho para se tornar prefeita interina a partir de 1º de janeiro de 2021 e viabilizou a candidatura de Vanda.

Passado o processo eleitoral, cicatrizadas as feridas do confronto, atraiu várias lideranças tucanas para seu campo político, entre eles os ex-vereadores Ilson Peres e Valdecir Carnevalli, a filha dela, Mariana Camilo, se filiou ao PSDB, se juntando ao marido, o secretário de Fazenda, Claudio Serra.

Com a entrada de Enelvo no PDT, partido pelo qual disputa uma vaga na Assembleia Legislativa, a tendência é a prefeita se consolidar no ninho tucano. O que também a credencia é o seu engajamento na campanha do ex-secretário Eduardo Riedel, candidato do PSDB ao Governo do Estado.