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Sidrolândia

Com duplicação da MS-162, empreiteira abre valetas gigantes no traçado do acesso ao frigorífico

Custo do acesso ao Frigorífico poderá ser encarecido para contemplar um sistema de drenagem.

Flávio Paes/Região News

09 de Maio de 2019 - 16:07

Com duplicação da MS-162, empreiteira abre valetas gigantes no traçado do acesso ao frigorífico

O custo do acesso ao Frigorífico Balbino poderá ser encarecido para contemplar um sistema de drenagem (provavelmente com uma bacia de detenção) para escoamento das águas pluviais da MS-162 (duplicada entre a rotatória com a BR-060 até a entrada do Complexo de Armazenagem da LAR).

A empreiteira construiu um bueiro sob a pista da rodovia por onde escoa a enxurrada que abriu enormes valetas exatamente na área projetada para ser a pista do futuro acesso. Pelo visto os engenheiros da Agesul (responsáveis pela elaboração do projeto) ignoraram que ali seria aberta uma rua e que a bacia de detenção da enxurrada não poderia ser feita neste traçado. Será preciso fazer uma tubulação para escoar a água da chuva. Também não foram feitas pistas de desaceleração na rodovia para os veículos (principalmente os caminhões) entrarem ou saírem do acesso.

Projeto demorado  

Com duplicação da MS-162, empreiteira abre valetas gigantes no traçado do acesso ao frigorífico

Só agora, quatro anos depois de doada à área para abertura dos 4 quilômetros do acesso ao Frigorífico Balbinos, instalado no Jardim Paraiso, está sendo elaborado o projeto pelo Departamento de Planejamento da Prefeitura de Sidrolândia. A falta do projeto comprometeu a liberação dos R$ 422 mil do Fundo Estadual de Desenvolvimento Industrial, anunciada em outubro de 2017, que custearia a execução da avenida de 4 quilômetros de extensão.

Só ano passado a Secretaria Municipal de Meio Ambiente concedeu a licença ambiental para supressão vegetal, a Prefeitura removeu as cercas deixando livre (com 30 metros de largura) a área reservada ao traçado da futura rua.

Basicamente (sem considerar a drenagem para escoar a enxurrada que desce da MS-162), a obra consiste em fazer a terraplanagem, aplicar cascalho e revestimento primário e na travessia de uma nascente, colocar um bueiro triplo para a passagem da água.