Sidrolândia
Com sinalização, empreiteira conclui prolongamento da Antero iniciado há 33 meses
É a última etapa de uma obra, 576 metros de pavimentação, que se arrastou por 33 meses (iniciada em 2016).
Flávio Paes/Região News
11 de Julho de 2019 - 13:49
Equipes da Construterra, empreiteira responsável pela obra, estão fazendo as faixas de sinalização no prolongamento da Avenida Antero Lemos, entre a Rua Ponta Porã e a Avenida Aroeira, no Bairro Pé de Cedro. É a última etapa de uma obra, 576 metros de pavimentação, que se arrastou por 33 meses (iniciada em novembro de 2016), teve duas licitações, ficou paralisada por várias vezes, a última delas entre 1º de janeiro e o último dia 1º de junho.
Com o término da obra, será alterado ao acesso (para urgência e emergência) das ambulâncias do SAMU. No cruzamento com a Rua Ponta Porã, a preferencial continua para quem está na via.
Em fevereiro a empreiteira parou a obra, com 95% do serviço executado, porque só havia recebido uma da medição do valor total de R$ 815.701,20. O serviço foi retomado no início do mês para o plantio de grama. A Construterra venceu a licitação com orçamento de R$ 815.701,20, redução de 10,85%, sobre o preço inicial de referência, R$ 914.976,11.
A licitação foi lançada em 31 de julho do ano passado, quatro meses após a rescisão do contrato com a primeira empreiteira (a Gabriel e Filhos) da obra. São 8.0724,23 metros quadrados de asfalto, o que equivale a 1,153 quilômetro divididos em duas pistas (576 metros).
A obra começou em novembro de 2016 e se arrastou até agosto do ano passado, quando foi interrompida por falta do cascalho necessário para a terraplanagem e revestimento primário que precede o asfalto. Em julho de 2016 a Agência Estadual de Gestão e Empreendimentos (Agesul) paralisou por 120 dias as obras para uma reprogramação da planilha, já que não havia material de revestimento primário (cascalho) num raio de 5 km.
Também foi preciso reprogramar o projeto porque a drenagem existente está comprometida e foi preciso refazê-la. Em janeiro foi feita a pavimentação com o uso de 100 toneladas de massa asfáltica. A obra estava parada desde agosto de 2017, foi retomada em 11 de outubro do ano passado.