Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Domingo, 24 de Novembro de 2024

Sidrolândia

Educação lança edital de processo seletivo para 67 assistentes de alfabetização

As inscrições poderão ser feitas nos dias 8 e 9 de novembro na Secretaria Municipal de Educação, das 7h às 11h e das 13h às 17h.

Assessoria de Imprensa

28 de Outubro de 2021 - 09:30

Educação lança edital de processo seletivo para 67 assistentes de alfabetização
Foto: Assessoria de Imprensa

Com a adesão da Prefeitura de Sidrolândia ao programa estadual "Tempo de Aprender", a Secretaria Municipal de Educação publicou edital do processo seletivo simplificado destinado a formar cadastro reservado para voluntários que se dispunham a dedicar cinco horas semanais para ajudar alunos do 1⁹ e 2º ano do Ensino Fundamental com dificuldades de alfabetização. Os selecionados receberão uma ajuda de custo de R$ 150,00.

As inscrições poderão ser feitas nos dias 8 e 9 de novembro na Secretaria Municipal de Educação, das 7h às 11h e das 13h às 17h. Poderão se inscrever quem tenha o ensino médio completo, mas com experiência em alfabetização ou tenham atuado no Ensino Fundamental I. Também poderão se inscrever estudantes de qualquer licenciatura ou aqueles que já tenham concluído. A função do assistente será auxiliar o professor alfabetizador, controlando a frequência, acompanhando as atividades que serão desenvolvidas no mesmo horário das aulas regulares, com duração de uma hora por dia letivo.

Haverá turmas nas escolas municipais Pedro Aleixo (10 turmas); Valério Carlos da Costa (6 turmas); Porfíria Lopes do Nascimento (11 turmas); Natália de Oliveira (4 turmas); Olinda Brito de Souza (5 turmas); Domingos Alves Nantes (3 turmas); Cacique Armando Gabriel (4 turmas); Cacique João Figueiredo (6 turmas); Darcy Ribeiro (6 turmas); Monteiro Lobato (2 turmas); Leonida La Rosa Balbuena (3 turmas); Eldorado (4 turmas) e João Batista (3 turmas).

Segundo a secretária municipal de educação, Maristela Stefanello, o projeto deverá ser iniciado com o próximo ano letivo. A definição sobre quais alunos terão de participar do reforço da alfabetização será após a análise de desempenho deles na prova para avaliação do nível de aprendizagem.

Muitas crianças com problemas de alfabetização, tem dificuldades de entender e interpretar o que leem. É o chamado analfabetismo funcional que dificulta a assimilação do conteúdo ministrado em sala de aula durante toda a vida escolar do estudante.