Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Novembro de 2024

Sidrolândia

Famílias se emocionam em homenagens a professores vitimas da Covid-19

Familiares de José Roberto Delasta e Carlos Tadeu do Carmo se emocionaram durante homenagens realizadas na manhã desta Terça- feira.

Redação

14 de Dezembro de 2021 - 15:33

Famílias se emocionam em homenagens a professores vitimas da Covid-19
Amigos, familiares e autoridades se reuniram para descerrar a placa fixada no canteiro central da Avenida. Foto: Marcos Tomé/RN

Familiares de José Roberto Delasta, morto por complicações cardíacas agravadas pela Covid-19 em março deste ano, se emocionaram durante homenagem no Parque Ecológico Vale do Vacaria, na manhã desta terça-feira (14). O patriarca que era professor de educação física aposentado e no auge de seus 69 anos, mantinha um ritmo atlético, deu nome a pista de caminhada do parque que possui 1100 metros de extensão.

Apesar de ter sido inaugurado em dezembro de 2012, pelo então prefeito Daltro Fiuza (MDB), a pista de caminhada que recebe diariamente centenas de pessoas para prática de atividade física, ainda não havia sido denominada. “Justa a homenagem”, revela o vereador Gilson Galdino, autor da indicação aprovada por unanimidade na Câmara Municipal.

O parlamentar enalteceu o histórico de “Zé Roberto”, como era conhecido, de quem lembrou com saudade da época que foi seu aluno. “Um homem que dedicou a vida aos princípios éticos e morais. Pessoa legalista, honrada que merece esta honrosa homenagem por fazer parte da história desta cidade”, revela.

Famílias se emocionam em homenagens a professores vitimas da Covid-19
Thiago Delasta. Foto: Marcos Tomé/RN

Thiago Delasta, um dos filhos de José Roberto, durante entrevista ao RN, disse que seu pai foi um exemplo de cidadão e seu legado, atravessará gerações. “Tenho muito orgulho em ser filho deste homem que deixou sua marca de trabalho, dedicação a família e um exemplo de pai. Ele tinha arritmia cardíaca e foi graças a atividade física que chegou até os 69 anos”, comenta. O quadro de saúde do professor se complicou quando contraiu o novo corona-vírus. Foi internado, mas não resistiu.

Carlos Tadeu

Já o professor Carlos Tadeu do Carmo, de 67 anos, deu nome a pista de caminhada da Avenida Antero Lemes da Silva, que possui 2.4 quilômetros de extensão e que se estende entre a Rua Ponta Porã e o Parque Ecológico, Vale do Vacaria, inaugurado em dezembro de 2020 a gestão de Marcelo Ascoli.

Famílias se emocionam em homenagens a professores vitimas da Covid-19
Ormizia da Gloria Alves Lopes. Foto: Marcos Tomé/RN

Amigos, familiares e autoridades se reuniram para descerrar a placa fixada no canteiro central da Avenida, enfrente a sede do Poder Legislativo, que concidentemente, fica também enfrente a residência onde Carlos Tadeu morava com a família. Emocionada, a irmão do homenageado, professora Ormizia da Gloria Alves Lopes, lembrou das ações do irmão também que foi vereador por dois mandatos.

“Tadeu foi o primeiro de nossa família a vir morar em Sidrolândia. Me recordo que no início dos anos 80, ele arrumou as malas e veio morar pra cá; tempos mais tarde, foi convencendo cada um dos irmãos a vir morar aqui”, recorda. Adavilton Brandão, vereador que propôs a homenagem na Câmara, se diz realizado em poder homenagear o amigo e professor da época de sua formação colegial.

“Vocês não fazem ideia do sentimento de gratidão. Professor Tadeu, além de ter sido um homem envolvido nas questões sociais da cidade, um grande legislador, foi também uma pessoa muito ativa. Era comum a gente encontra-lo fazendo sua corrida nesta Avenida que hoje leva seu nome, nos finais de tarde”, finalizou.