Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quarta, 27 de Novembro de 2024

Sidrolândia

Para aliviar lotação da UPA, atendimento em 2 postos será estendido até 21 horas

Nos próximos 10 dias, durante o período normal de funcionamento dos postos, a prioridade será atender os pacientes com sintomas respiratórios.

Redação/Região News

07 de Janeiro de 2022 - 07:15

Para aliviar lotação da UPA, atendimento em 2 postos será estendido até 21 horas
Posto de Saúde do Jandaia. Foto: Arquivo/RN

Diante do surto de gripe que está provocando a superlotação na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e aumento do fluxo de pacientes nas unidades de saúde em Sidrolândia, a partir desta sexta-feira (7) os postos dos bairros Jandaia e São Bento funcionarão com horário estendido até às 21 horas.

Segundo a prefeita de Sidrolândia, Vanda Camilo, a partir 17 horas serão distribuídas senhas para quem estejam com sintomas gripais e respiratórios. Cada unidade terá um médico e a equipe de enfermagem. O esquema funcionará de segunda a sexta-feira até o próximo dia 21. Se a demanda por atendimento não for normalizada neste período, o horário estendido será mantido por tempo indeterminado. O objetivo é desafogar o atendimento na UPA.

Nos próximos 10 dias, durante o período normal de funcionamento dos postos, das 8 às 11 e das 13 às 18 horas, a prioridade será atender os pacientes com sintomas respiratórios. Por conta desta estratégia emergencial serão adiados alguns procedimentos preventivos.

Mais da metade dos pacientes que procuram atendimento na UPA está com sintomas gripais (febre, dor no corpo, coriza).. Nas  últimas 24 horas 72% dos pacientes estavam com sintomas gripais, foram feitos 67 testes para Covid-19. Foram atendidas 456 pessoas, 329 com sintomas de gripe. Houve o encaminhamento de 5 pessoas para o hospital. Com este aumento da demanda, mesmo com 3 médicos plantonistas, muita gente tem de esperar mais de uma hora para passar pela consulta.

Em postos como o do São Bento, só num dia foram feitos 90 atendimentos de casos suspeitos de influenza. Até agora só foram confirmados em Sidrolândia, por exames laboratoriais, 4 casos de influenza a H3N2, três pacientes estão internados, um está curado e há dois casos sob investigação.

Com o reforço no atendimento, além da vacinação, a expectativa é reduzir a circulação do vírus. Nesta sexta-feira haverá vacina contra influenza no posto de saúde do Jandaia e nas unidades rurais.