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SIDROLÂNDIA- MS

Capão Bonito, assentamento criado há 34 anos, ganha o 1º travessão asfaltado: a Estrada Municipal Adão Claro

São 25 quilômetros de asfalto margeando lotes do Capão Bonito 3, a última etapa do primeiro assentamento de Sidrolândia, criado em 1990, há 34 anos.

Redação/ Região News

15 de Setembro de 2024 - 19:47

Capão Bonito, assentamento criado há 34 anos, ganha o 1º travessão asfaltado: a Estrada Municipal Adão Claro
Está concluída a pavimentação da Estrada Municipal Adão Claro. Foto: Assessoria

O projeto que por décadas parecia apenas uma possibilidade improvável saiu do papel e, desde a semana passada, tornou-se realidade: está concluída a pavimentação da Estrada Municipal Adão Claro, provavelmente o primeiro travessão asfaltado em um assentamento da reforma agrária em Mato Grosso do Sul. São 25 quilômetros de asfalto margeando lotes do Capão Bonito 3, a última etapa do primeiro assentamento de Sidrolândia, criado em 1990, há 34 anos.

Mais do que atender os 759 agricultores familiares com lotes nos três Capão Bonito e no Assentamento São Pedro, além de inúmeras propriedades rurais que se estendem até a divisa com Rio Brilhante e Maracaju, a estrada que liga duas rodovias estaduais (as MS-162 e 455, a Estrada da Gameleira) integrará um eixo viário para quem vem de Maracaju e deseja chegar a Campo Grande ou acessar a BR-163, na altura do Distrito de Anhanduí. Já está no planejamento do Governo do Estado a conexão deste asfalto com a Estrada da Gameleira, que receberá 56 km de pavimentação entre o Distrito do Capão Seco e a BR-367, acesso a Rio Brilhante e Maracaju.

Somente quem chegou à região quando Capão Bonito era um latifúndio que se estendia por 11.416,90 hectares sabe a importância da obra praticamente na porta de casa. Francisco Gomes da Silva, que chegou a Sidrolândia vindo do interior de São Paulo em 1996 para trabalhar na fazenda de Nicolau Zarzolo de Souza, lembra dos tempos difíceis. Exatamente um ano e oito meses depois, os últimos 600 hectares da propriedade deram origem ao Capão Bonito 3, beneficiando os empregados da fazenda com lotes de 18 hectares. "Foram anos sofrendo com os atoleiros e dificuldades para escoar a produção e ir e vir da cidade", relembra Francisco, que, após anos se dedicando à agricultura, há uma década produz soja e milho em parceria com um vizinho que possui tratores e colheitadeiras. "Nessa parceria, dividimos os custos e os lucros", revela. No entanto, como ainda não recebeu o título de propriedade, ele não tem acesso às linhas de financiamento do crédito rural.

Próxima etapa

Com a conclusão do asfalto da Estrada Adão Claro, que teve a primeira tonelada de massa asfáltica aplicada em agosto do ano passado, a próxima etapa será pavimentar o trecho de 1 km que serve de acesso à agrovila.

Investimento

O Governo do Estado investiu R$ 41.163.775,60 no projeto. "Esta obra vai melhorar o escoamento da produção, além de facilitar o acesso a Campo Grande pela Estrada da Gameleira e Capão Seco", comenta o assentado Paulo Pereira Osmar, que mora há 22 anos no Capão Bonito e se dedica à produção leiteira. Gilson Vieira dos Santos, que vive há 18 anos no Assentamento São Pedro, diz que o asfalto dará maior segurança ao escoamento da produção agrícola. A partir da próxima safra, ele pretende firmar parceria para a produção de soja e milho.

José Severino, do Capão Bonito II, que produz abacaxi, convive com as dificuldades de tráfego no acesso durante dias de chuva. A obra foi incluída no planejamento do Fundersul a partir de uma proposta do deputado Gerson Claro, que apresentou ao então secretário de Infraestrutura, Eduardo Riedel (atual governador do Estado), dados sobre a importância estratégica dessa região, que, além de grandes produtores, abriga mais de 2 mil agricultores familiares.