Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 23 de Novembro de 2024

SIDROLÂNDIA- MS

Como calcular a nota do Enem

Para isso, é necessário somar as notas das cinco provas e dividir o resultado por cinco.

Redação/Região News

11 de Fevereiro de 2023 - 08:52

Como calcular a nota do Enem
UNIASSELVI disponibiliza aos candidatos o Simulador do Enem. Foto | Divulgação.

Segundo o cronograma do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os resultados da edição de 2022 serão divulgados na segunda-feira (13). Com isso, os candidatos conseguem saber a média que atingiram na avaliação.

O cálculo é realizado por meio da Teoria de Resposta ao Item (TRI), que prioriza a consistência dos acertos e não somente a quantidade. Diferente do que geralmente se aplica às provas comuns.

Cálculo da TRI

Através da TRI é possível ter a média simples, ou aritmética. Para isso, é necessário somar as notas das cinco provas e dividir o resultado por cinco:

Nota em Ciências Humanas e suas Tecnologias + nota em Ciências da Natureza e suas Tecnologias + nota em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias + nota em Matemática e suas Tecnologias + nota na Redação = XXX ÷ 5 = média do Enem.

A UNIASSELVI disponibiliza aos candidatos o Simulador do Enem, onde é possível calcular a média do Exame. Algumas instituições de ensino estabelecem peso para cada uma das disciplinas. Nesse caso, a média somada das cinco notas é multiplicada pelos respectivos pesos e dividida pela soma dos pesos. Esse padrão é chamado de média ponderada.

Na página Blog do Enem é possível ter acesso às notas de corte de cotas, medicina, do Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As notas das provas podem ser consultadas na página do participante.

Bolsas de estudo

A UNIASSELVI oferece bolsas de estudos para quem presta o Enem. O desconto pode chegar até 100% do valor da mensalidade. Quanto maior a nota obtida no Exame, maior é o percentual concedido. O cálculo usado é o da média simples.

Também é possível participar do Sisu, para bolsas em instituições privadas; do ProUni; e o resultado serve de parâmetro para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os três projetos usam a avaliação como forma de ingresso no ensino superior. As datas das inscrições para 2023/1, em cada um deles, já foram divulgadas.