Sidrolandia
Aneel promove inspeção em obras em Chapadão do Sul
A informação oficial foi confirmada pelo diretor Romeu Rufino
Conjuntura On-line
22 de Abril de 2010 - 08:57
A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) está promovendo um reestudo das obras de construção das linhas de transmissão de Chapadão do Sul (MS).
Por determinação do presidente Nelson Hubner, uma equipe de técnicos da Aneel desembarcou segunda-feira (19) em Campo Grande para executar uma verificação in loco de todo o projeto, avaliando gastos já executados e os custos demandados com a possível mudança de traçado.
A informação oficial foi confirmada pelo diretor Romeu Rufino, que recebeu em audiência na Aneel, os senadores Valter Pereira (PMDB), Marisa Serrano (PSDB) e uma comitiva de produtores rurais.
Vamos verificar o estágio atual de todas as obras já licitadas, checar o andamento de cada frente de trabalho e avaliar os custos que poderão advir com uma possível mudança do traçado original do projeto, explicou Rufino. Ainda segundo o diretor, a Aneel também pretende convocar os empreiteiros para debater a situação. Temos que evitar o impasse, a melhor solução é a negociação, resumiu o diretor. Esta reunião deve ser realizada em Brasília, na próxima semana.
Presidente da Comissão de Agricultura, Valter Pereira comemorou a decisão da Aneel, afirmando que após o término desta inspeção será possível atender ao pleito dos produtores de Chapadão do Sul.
Este episódio mostra que todo empreendimento impactante requer avaliação de suas repercussões sociais, econômicas e ambientais, afirmou Pereira. Ainda de acordo com o senador, a audiência pública que é exigida para se conceder licença ambiental não pode ser obra de ficção, mas uma medida de efetiva precaução.
Durante a reunião na Agência, o representante dos agricultores, Geraldo Koeff voltou a defender a mudança no traçado das linhas de transmissão. Esta obra trará enormes prejuízos à economia de Mato Grosso do Sul, enfatizou. Ainda participaram do encontro, o prefeito Jocelito Krug (PMDB), e os produtores Darci Boff e João Chostani.