Sidrolandia
Banco Central recomenda substituição de vice-presidentes da Caixa
Executivos são investigados por irregularidades na Caixa e no fundo de investimento do FGTS, vinculado ao banco. MPF já havia pedido afastamento deles ao presidente Michel Temer.
G1
16 de Janeiro de 2018 - 15:33
O diretor de Fiscalização do Banco Central, Paulo Sérgio Neves de Souza, encaminhou à secretária do Tesouro Nacional, Ana Paula Vescovi, recomendação para que seja feito o afastamento e substituição dos vice-presidentes da Caixa Econômica Federal devido a suspeitas de envolvimento deles em irregularidades investigadas pelo Ministério Público Federal e a Polícia Federal.
O documento, do dia 10 de janeiro, foi encaminhado a Ana Paula Vescovi porque ela também é presidente do Conselho de Administração da Caixa.
A força-tarefa da Greenfield investiga desvios em fundos de pensão de bancos e de estatais. Por meio dessa investigação, a Polícia Federal e o Ministério Público descobriram irregularidades no Fundo de Investimentos do FGTS (FI-FGTS), vinculado à Caixa, e deflagraram uma segunda operação, batizada de Sépsis.
Segundo o MPF, o atual estatuto da Caixa estabelece que compete ao presidente da República nomear os vice-presidentes da instituição, ouvido o Conselho de Administração e mediante indicação do ministro da Fazenda.
O G1 procurou as assessorias do Palácio do Planalto e da Fazenda e aguardava resposta até a última atualização desta reportagem.
MPF já havia pedido afastamento
Em dezembro, procuradores responsáveis pelas investigações já haviam enviado uma recomendação à Presidência da República e à Caixa, solicitando que todos os 12 vice-presidentes do banco fossem demitidos. Quatro deles estão na mira de investigações da PF.
No último dia 8, a Casa Civil e a presidência da Caixa informaram que rejeitariam a recomendação do MPF.
Os procuradores responsáveis pela Operação Greenfield, então, encaminharam a Temer um ofício em que afirmam que ele poderá ser responsabilizado, na esfera cível, por ilícitos que eventualmente venham a ser cometidos pelos atuais vice-presidentes da Caixa.
Investigação
No documento encaminhado à secretária do Tesouro, o diretor de Fiscalização do Banco Central aponta que o pedido de afastamento e substituição dos vices tem como base "resultado de investigação independente" elaborado para a Caixa, além de "recentes notícias veiculadas na imprensa mencionando fatos desabonadores da atuação ou mesmo da reputação de administradores da Caixa Econômica Federal, retratando ainda investigações em curso no Ministério Público e em órgãos de controle."