Sidrolandia
Bovespa opera em alta após três dias de perdas; dólar cede
A Bovespa opera em alta nesta terça-feira após três dias seguidos de queda. Por volta das 13h, o Ibovespa (principal índice da Bolsa paulista) subia 0,71%, aos 69.588,80 pontos.
Uol economia
20 de Abril de 2010 - 15:42
A cotação do dólar comercial caía 0,11%, a R$ 1,753 na venda
O otimismo com resultados corporativos nos Estados Unidos dá a principal contribuição positiva para o mercado de ações brasileiro hoje.
"O clima como um todo lá fora é positivo", disse André Hanna, economista da corretora Interfloat.
O motivo para o aumento da confiança do investidor é a divulgação de números postivos nos balanços de várias empresas, como Citigroup e Goldman Sachs.
O lucro de US$ 3,29 bilhões do Goldman no primeiro trimestre ofuscou, por enquanto, as acusações de fraude que o Goldman recebeu na sexta-feira pela SEC (órgão resgulador do mercado de capitais dos EUA).
Outra notícia que animou o mercado foi o aumento da confiança do investidor alemão a um nível maior que o esperado. O índice europeu de ações tinha alta de 1,3%. Não havia indicadores econômicos agendados nos EUA.
Em meio ao ambiente favorável, as ações preferenciais da Petrobras eram as preferidas do mercado, com o maior volume individual do pregão.
Empresas do setor imobiliário também puxavam o índice para cima. MRV e Rossi divulgaram nos últimos dias números elogiados pelo mercado nas prévias operacionais do primeiro trimestre.
"A ação da Rossi tem o pior desempenho entre as grandes construtoras brasileiras, uma situação que acreditamos não ser condizente com a tendência de melhora do desempenho operacional nos últimos trimestres e com o sólido balanço de pagamentos", afirmou a Itaú Corretora, em relatório.
Além disso, a venda de materiais de construção no país cresceu 25,87% em março em comparação com o mesmo período do ano passado, informou a associação do setor, Abramat, nesta terça-feira.
Mas Hanna, da Interfloat, alerta para uma possível virada do mercado ainda nesta sessão. "Não diria que reverteu todo o pessimismo de sexta-feira. Até porque não teve um desdobramento (da acusação de fraude sobre o Goldman)", ponderou.